Em carta, Lula agradece “solidariedade” de Maia sobre transferência

O presidente da Câmara dos Deputados travou a votação da reforma da Previdência para que parlamentares fossem encontrar o presidente do STF

MICHAEL MELO/METRÓPOLES
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), agradecendo pelo “gesto de solidariedade” no caso de sua quase transferência para um presídio em São Paulo. O documento foi entregue ao parlamentar, nesta terça-feira (13/08/2019), por deputados da oposição.

Na semana passada, após a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que autorizou a transferência de Lula para o Presídio de Tremembé 2, na capital paulista, líderes da oposição se reuniram com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Os deputados queriam barrar a saída do petista da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

A reunião com o presidente do STF foi marcada em meio ao segundo turno da reforma da Previdência. Contudo, Maia travou a votação dos destaques para que os cerca de 70 deputados fossem à Corte Superior. O encontro contou com a presença da maioria dos partidos da Câmara, incluindo legendas de direita.