É montagem foto de Bolsonaro rodeado por líderes mundiais

Por Luiz Fernando Menezes

Trata-se de uma montagem a foto (veja aqui) em que o presidente Jair Bolsonaro está sentado de braços cruzados em meio a diversos líderes mundiais. Na imagem original, publicada em junho de 2018, quem aparece é o americano Donald Trump.

A montagem tem sido publicada por perfis pessoais do Facebook e acumulava cerca de 4.000 compartilhamentos até o início da tarde desta segunda-feira (1º). Todas as postagens com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


FALSO

Hummm… ‘Quem foi que disse que #Bolsonaro ficaria ‘isolado’ no G20?’

Circula em publicações nas redes sociais uma imagem manipulada digitalmente em que o presidente Jair Bolsonaro é posto diante de líderes mundiais, como a premiê alemã Angela Merkel e o presidente francês Emmanuel Macron. Na foto original (abaixo, à direita), registrada em junho de 2018 durante a reunião do G7, no Canadá, quem aparece sentado é o presidente americano Donald Trump.

A imagem, publicada no perfil de Merkel no Instagram, viralizou na internet em 2018 como um sintoma da relação conturbada entre Trump e tradicionais aliados dos EUA. Segundo o presidente americano, a foto foi divulgada de “um jeito ruim para os dois lados” e que, na verdade, os líderes estariam apenas esperando um documento.

Há publicações nas redes que, além de trazerem a montagem, também distorcem informações ao sugerir que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia teria sido celebrado durante a cúpula do G20, em Osaka, na semana passada, a primeira com a participação de Bolsonaro. Negociado há 20 anos, o tratado foi concluído em Bruxelas, não na cidade japonesa, como mostra documento divulgado pelo governo brasileiro.

Referências:

1. Time
2. O Globo
3. Folha de S.Paulo (Fontes 1 e 2)
4. Estado de S. Paulo