Velório de Juarezão ocorrerá hoje, sábado 22, em Brazlândia às 15h30

Velório do ex-distrital ocorrerá em Brazlândia, com missa de corpo presente às 15h30 deste sábado (22/06/2019) no Santuário Menino Jesus

Daniel Ferreira/Metrópoles
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Única testemunha identificada até o momento do acidente de trânsito que matou o ex-deputado distrital Juarez Carlos de Lima Oliveira, o Juarezão (PSB), 56 anos, deu sua versão à Polícia Civil. A colisão na BR-080 envolveu a caminhonete conduzida pelo ex-parlamentar e uma carreta.

Metrópoles apurou que, em depoimento informal prestado aos investigadores, ainda na noite dessa sexta-feira (21/06/2019), o caminhoneiro afirmou que o ex-presidente da Câmara Legislativa (CLDF) tentou uma ultrapassagem pela faixa da esquerda, na subida, mas, ao ver que tinha outro carro se aproximando, teria tentado voltar para a direita e batido na traseira da carreta.

O motorista contou que transportava uma grande quantidade de brita e estaria trafegando em baixa velocidade na BR-080, próximo à região das “Sete Curvas” e da Pedra Preta. O condutor do carro do qual Juarezão tentou desviar não foi identificado. A 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.

O caminhoneiro prestou depoimento na manhã deste sábado (22/06/2019). Wanderlei Rodrigues da Silva disse que a via tem limite de velocidade de 80km/h. “Mas como era uma subida e a carreta estava carregada, trafegava um pouco abaixo da velocidade. Ele (Juarezão) tentou ultrapassar, mas não conseguiu. Depois da batida, eu parei, cheguei perto da caminhonete e vi que ele se mexia. Estava vivo. Sinalizei para os veículos pararem e liguei para os bombeiros”, ressaltou.

Ele disse que, logo após o acidente, o ex-distrital não conseguiu falar com ele. “Quando os socorristas chegaram, quebraram os vidros para retirá-lo”, assinalou. O caminhoneiro disse que sempre circula pela região e que o trecho é muito perigoso. “Não há sequer acostamento”, afirmou.

De acordo com o delegado-chefe da 18ª DP, Raphael Seixas, além do depoimento do motorista da carreta Wanderlei Rodrigues da Silva, outras oitivas serão colhidas ao longo da semana. “Esse caso é prioridade para a delegacia. A perícia já está sendo feita nos veículos e também vamos voltar ao local para checar as condições da via. Precisamos apurar se a versão do caminhoneiro procede, se a ultrapassagem foi feita em faixa contínua. Todas essas informações serão reunidas no inquérito. A necropsia também foi feita e aguardamos os resultados dos laudos”, explicou.

Policiais da PRF e os bombeiros que atenderam a ocorrência devem ser intimados e ouvidos. O político estava sozinho no veículo no momento da batida. O Metrópoles tenta contato com a Polícia Rodoviária Federal para repercutir a informação de que a corporação não teria preservado a cena do acidente. O espaço está aberto para eventuais manifestações.

Uma missa de corpo presente será realizada por volta das 15h30 deste sábado (22/06/2019) no Santuário Menino Jesus, em Brazlândia. O enterro de Juarezão será às 10h de domingo (23/06/2019), no cemitério da mesma região administrativa, segundo parentes do ex-distrital.

Logo após o acidente, o ex-parlamentar ficou inconsciente e precisou ser retirado das ferragens. Juarezão foi estabilizado, entubado por uma equipe de socorro do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional de Brazlândia. De lá, seguiu para o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), de helicóptero. No entanto, não resistiu aos ferimentos.

O ex-distrital conduzia uma Nissan Frontier vermelha e bateu em uma carreta no sentido Brazlândia–Padre Bernardo (GO), por volta das 18h45 dessa sexta-feira (21/06/2019). Foram deslocadas para atendimento quatro viaturas dos bombeiros, uma aeronave e 21 militares. Juarezão foi transportado instável, com fratura na face, traumatismo cranioencefálico e fratura exposta no braço direito.

No Hospital de Base, parentes do ex-presidente da CLDF ficaram consternados quando a morte do ex-parlamentar foi confirmada. A pista onde o ex-distrital morreu é repleta de curvas, não tem fiscalização eletrônica e é simples. À noite, os motoristas enfrentam trechos bem escuros.