Se você quer ser um Conselheiro Tutelar, inscrições começam no próximo dia 20

Inscrições para cargo de conselheiro tutelar começam no próximo dia 20

A primeira fase do processo de escolha é a aplicação do exame de conhecimentos específicos. Prova será em 14/07/2019

SalvarPAULO MESQUITA/SECRIANÇA

Foi publicado nesta sexta-feira (14/06/2019), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o edital que detalha os procedimentos para a inscrição no processo seletivo destinado à escolha dos membros do conselho tutelar. No documento constam também as regras referentes ao exame de conhecimento específico, que será aplicado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os interessados poderão se inscrever entre os dias 20/06/2019 e 26/06/2019, no site da banca.

A primeira fase do processo de escolha é a aplicação do exame de conhecimentos específicos. Os candidatos deverão acertar pelo menos 60% da prova, prevista para ser aplicada no dia 14/07/2019. Ela não é obrigatória, no entanto, para os conselheiros tutelares já aprovados anteriormente em exame de conhecimento que exerceram no mínimo 50% do mandato. O processo inclui ainda as seguintes fases: análise de documentação e registro de candidatura; eleição dos candidatos pela população e curso de formação inicial para os eleitos.

Além do exame, a função de conselheiro tutelar exige outros critérios, como experiência comprovada de no mínimo três anos na área da infância e adolescência e residir há pelo menos dois anos na região administrativa onde pretende atuar. Em relação à escolaridade, é exigido somente o ensino médio completo. É preciso ainda ter nacionalidade brasileira, ter idade igual ou superior a 21 anos, além de estar em dia com a Justiça Eleitoral e em pleno exercício dos direitos políticos.

Após a comprovação dessas informações e da aprovação no exame, será possível o registro da candidatura, que é individual. Quem irá definir os próximos conselheiros tutelares é a população, por meio do voto direto e secreto no dia 6/10/2019. Cada eleitor poderá votar em um candidato da região administrativa correspondente à seção onde o título de eleitor esteja registrado.

Vagas

No total, serão preenchidas 200 vagas para membros titulares e até 400 de suplentes. O valor da remuneração mensal é de R$ 4.684,66. O exercício dessa função será em regime de dedicação exclusiva ao serviço, ou seja, os conselheiros não poderão ter qualquer outra atividade profissional remunerada, pública ou privada. A taxa de inscrição é de R$ 51,40.

O edital completo está disponível aqui.