Com greve geral, Ônibus parados, Passagens mais caras e muito congestionamento no DF

Com greve geral, congestionamentos no DF começam antes das 6h

Motoristas decidiram tirar os carros da garagem, o que resultou em movimento bem acima do normal para o horário

SalvarDANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

 Com a greve geral desta sexta-feira (14/06/2019), o trânsito em algumas regiões do Distrito Federal começou a complicar antes das 6h, o que é incomum para o horário. Sem o transporte público, muitos brasiliense resolveram tirar o carro da garagem. Sem ônibus e sem o BRT de Santa Maria, um engarrafamento começou a se formar na entrada da cidade por volta das 5h45.

Na L4 Sul, o movimento de veículos também era intenso antes do sol raiar. Na avenida Elmo Serejo, em Taguatinga, já havia congestionamento por volta das 5h30, bem como em Ceilândia, na altura do campi da Universidade de Brasília (UnB). Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), o trânsito fluia bem antes das 6h, mas com movimento bem mais carregado para o horário.

Na Epia Sul, conforme mostrou o Waze, havia retenção por volta das 6h.

Protestos

O ato convocado como forma de protesto à reforma da Previdência recebeu uma série de liminares expedidas pela Justiça, determinando a manutenção integral ou parcial dos serviços. No entanto, algumas categorias não vão cumprir as decisões judiciais.

É o caso dos rodoviários. Eles decidiram parar e não seguir a liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de manter toda a frota rodando. A multa por descumprimento é de R$ 100 mil por empresa afetada; mas, em conversas em grupo de WhatsApp da categoria às quais o Metrópoles teve acesso, a orientação dos dirigentes é que os trabalhadores permaneçam em casa.

Para impedir que motoristas e cobradores furem a greve, representantes do Sindicato dos Rodoviários disseram que estarão na porta das garagens das empresas para garantir que nenhum ônibus saia.