Ex-presidente Lula deixa cemitério e volta à sede da PF em Curitiba

O político conseguiu liberação nessa sexta-feira (1º/3) para velar o neto Arthur Araújo Lula da Silva ao lado da família

RODRIGO RODRIGUES/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

Depois de participar do velório e da cremação de seu neto Arthur Araújo Lula da Silva, o ex-presidente Lula deixou o Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo (SP), por volta das 13h deste sábado (2/3). Ele volta ainda hoje à superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está preso desde abril do ano passado.

Sob gritos de “Lula, guerreiro do povo brasileiro” e sem poder falar com os apoiadores que aguardavam do lado de fora, o ex-presidente acenou rapidamente para os militantes e entrou no carro. Ele esteve na companhia da família por cerca de 1h30, tempo estabelecido pela Justiça.

Lula deixou a sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, às 7h deste sábado (2), depois de conseguir autorização para ir ao velório. Ele saiu da Superintendência da PF de helicóptero a caminho do aeroporto. De lá, pegou um avião cedido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), rumo a São Paulo. De SP, em outro helicóptero, seguiu para São Bernardo. O trajeto de volta deve ser o mesmo.

Apoio
Ex-candidato à Presidência da República pelo PSol, Guilherme Boulos foi um dos primeiros a chegar ao Cemitério Jardim da Colina. Além dele, diversos políticos, principalmente do PT, estiveram no local. Adversário de Boulos nas eleições presidenciais de outubro passado, Fernando Haddad (PT-SP) entrou no cemitério, ainda no início da manhã, acompanhado da presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

Outros nomes importantes do PT passaram pelo cemitério em São Bernardo, como a ex-ministra do Desenvolvimento Social no governo Lula, Benedita da Silva, o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o ex-senador Eduardo Suplicy, e o ex-presidente da legenda José Genoino.

A ex-presidente Dilma Rousseff desembarcou na cidade, por volta das 9h, acompanhada do ex-presidente do PT Rui Falcão. Ela deixou o local por volta de 12h10 acompanhada do ex-ministro Aloísio Mercadante.

Entenda o caso
Arthur chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da Rede D’Or, em Santo André, nessa sexta-feira (1º). O garoto não resistiu e morreu vítima de meningite. Ele é filho de Sandro Lula da Silva, o caçula de Lula com Marisa Letícia.

Ao saber da morte do neto, os advogados de defesa pediram autorização para que o ex-presidente pudesse velar o pequeno. O pedido de liberação foi protocolado pelo advogado Cristiano Zanin, defensor do ex-presidente. “O artigo 120, inciso I, da Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/84) expressamente assegura o direito do cidadão em situação de encarceramento sair temporariamente do estabelecimento em que se encontra na hipótese de falecimento de descendente”, apontou em documento.

Confira fotos do velório de Arthur: