Cemitério libera a entrada de apoiadores do ex-presidente Lula

A área interna, onde o corpo de Arthur Araújo Lula da Silva, 7 anos, é velado está restrita à família e a amigos próximos

RODRIGO RODRIGUES/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

Foi liberada a entrada de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo (SP), onde ocorre o velório de Arthur Araújo Lula da Silva, neto do líder petista. O menino tinha 7 anos e morreu vítima de meningite meningocócica. Às 12h30, o corpo do garoto será cremado.

A área externa do cemitério foi aberta para os apoiadores do ex-presidente Lula, enquanto o local onde Arthur é velado está restrito à família e a amigos próximos, como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e a ex-presidente Dilma Rousseff.

Foi pedido aos presentes que não se manifestassem dentro do cemitério, em respeito a Lula e a sua família. Antes da liberação, dezenas de apoiadores se aglomeravam na entrada do local para prestar solidariedade. Todos ficaram em silêncio na maior parte do tempo. A maioria das pessoas não trajava camisas ligadas a Lula ou ao PT nem portava bandeiras.

Os apoiadores de Lula se manifestaram apenas em momentos pontuais, como no momento que foram provocados por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que apareceu vestindo uma camiseta da campanha do pesselista. Além disso, quando um grupo de policiais militares entrou no cemitério, os apoiadores de Lula, ainda do lado de fora, hostilizaram os PMs. “Vão entrar na reforma da Previdência também?”, gritou um deles.