Acesso ao estacionamento da Ceasa volta a ser gratuito

CB.Poder

O acesso ao estacionamento da Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), localizada no SIA, voltou a ser gratuito. Cobrava-se pelo uso do espaço, administrado até então pela empresa Dinâmica, desde julho de 2017. O retorno da gratuidade era reivindicação dos trabalhadores do local e compromisso levantado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) durante a campanha pelo Palácio do Buriti no último ano.

 

O contrato entre a Ceasa e a empresa está suspenso desde este sábado (5), conforme decisões tomadas em reuniões realizadas entre 3 e 4 de janeiro. O governo instituiu um processo administrativo para rescindi-lo, no qual as partes apresentarão documentos e documentos, bem como abordarão os respectivos direitos.

 

A intenção de dar fim à cobrança de R$ 3 por hora havia sido sinalizada pelo presidente da Ceasa, Wilder Santos, em novembro, quando assumiu o posto. “Precisamos rever todos os contratos que foram feitos com a empresa que, hoje, está prestando serviço. Num segundo momento, abrir uma forma de atrair os clientes para dentro da Ceasa. Aos sábados, perdemos muitos clientes em decorrência desse estacionamento, que é pago”, disse, à época.

 

A seleção da Dinâmica como operadora, em 2016, ocorreu por meio de licitação. Foram avaliados critérios como a capacidade técnica e a melhor contrapartida oferecida à empresa pública. Nos seis primeiros meses de 2017 houve gratuidade no estacionamento. A área tem hoje 1,3 mil vagas rotativas. Por mês, cerca de 46 mil veículos circulam pelo espaço.