Saidão de Dia dos Pais vai liberar 1.105 presos nesta sexta-feira (10)

Detentos devem se apresentar às 10h de segunda-feira (13/8). Caso contrário, serão considerados foragidos

O sistema penitenciário do Distrito Federal terá um esvaziamento de 1.105 internos a partir das 7h desta sexta-feira (10/8). Os presos serão liberados para passar o Dia dos Pais com a família e deverão retornar até as 10h da próxima segunda (13).

Pode usufruir do benefício o sentenciado que atenda aos requisitos definidos pela Vara de Execuções Penais do DF. Entre eles, estão o bom comportamento e o fornecimento de informações. A medida contempla presos que cumprem pena no regime semiaberto e possuem autorização de trabalho externo ou saídas temporárias.

Aquele que não retornar no dia e no horário previstos será considerado foragido e poderá perder o direito ao regime semiaberto quando for recapturado, caso haja decisão da Justiça nesse sentido, além de responder a inquérito disciplinar.

Ao longo do ano, nove saídas anuais temporárias são autorizadas pela Justiça, totalizando 35 dias. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal ressalta que o benefício não é, necessariamente, vinculado a datas comemorativas e cabe à Justiça a avaliação dessas liberações.

Qualquer pessoa pode fornecer informações, de modo anônimo, sobre os detentos. Os denunciantes podem entrar em contato com os serviços 190, da Polícia Militar, ou 197, da Polícia Civil. Ou ainda pelo WhatsApp (61) 98626-1197 e (61) 3339-1345, da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE).