PODEMOS E PPS realizam convenção nesta sexta (3)

Por Delmo Menezes

Partido de Álvaro Dias faz sua convenção na Associação Comercial do DF. PPS do senador Cristovam realiza na Câmara dos Deputados, Anexo 2, Plenário 2

Por Redação

O PODEMOS/DF realiza sua convenção nesta sexta-feira (3) na sede da Associação Comercial do Distrito Federal, a partir das 19h.

De acordo com o presidente da legenda no DF, Marcos Pacco, o partido segue firme com o deputado federal Rogério Rosso (PSD) para cabeça de chapa.  “Não vai mudar. Só se ele desistir”, afirmou. Já para as coligações proporcionais a deputados distritais, o PODEMOS poderá sair sozinho ou coligar com algumas legendas cuja negociações estão a todo vapor, como Solidariedade e PSC. A presença do senador e pré-candidato a Presidência da República, Álvaro Dias, ainda não foi confirmada. De acordo com interlocutores próximos, todos os esforços estão sendo feitos para que o presidenciável apareça na convenção do seu partido no DF.

A convenção do PPS, será realizado na Câmara dos Deputados, Anexo 2, Plenário 2, a partir das 16h. Principal articulador da chapa ao GDF encabeçada pelo deputado federal Rogério Rosso (PSD), o senador Cristovam Buarque (PPS) participa da convenção regional de seu partido nesta sexta-feira (3/8). Nos últimos dias, Cristovam tem desviado da mira legendas que tentam mudar seus planos para as eleições.

O congressista sustenta as amarras da coligação composta por PPS, PSD, PRB, Podemos e Solidariedade, além de tentar agregar novos partidos.

Coligações proporcionais

No caso das eleições proporcionais, além do horário eleitoral, as coligações influenciam também na definição dos eleitos. As vagas eletivas são distribuídas em proporção aos votos obtidos pelos partidos ou coligações partidárias. Ou seja, quanto mais votos uma coligação ou partido receber, mais candidatos irão se eleger. Esse sistema faz com que um candidato com muitos votos ajude a eleger candidatos da sua coligação ou partido com menos votos.

Serviço:

Convenção do PPS-DF 
Data: 3 de agosto
Horário: 16h
Local: Câmara dos Deputados, Anexo 2, Plenário 2, Ala das comissões

Convenção do Podemos-DF
Data: 3 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da Associação Comercial do Distrito Federal, no Setor Comercial Sul

 Fonte: Redação do Agenda Capital