MP do DF vai usar drones para fiscalizar ocupação de áreas irregulares

Equipamentos vão fotografar terrenos de difícil acesso para fiscais. Em caso de crimes, autores podem ser denunciados na Justiça.


Drone a ser usado pelo MP (Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Distrito Federal vai usar drones para fiscalizar áreas ambientais e prevenir a ocupação de terrenos irregulares em Brasília. A partir desta quinta-feira (14), dois equipamentos vão sobrevoar o céu da capital federal, rumo a áreas consideradas de difícil acesso pelos fiscais.

Quem for flagrado praticando crimes contra o patrimônio público, por exemplo, poderá ser denunciado à Justiça e responder legalmente pela infração. Esse tipo de tecnologia já é usada desde o ano passado por órgãos como o Detran e a Agência de Fiscalização do DF (Agefis).

Os aparelhos foram adquiridos a partir de um financiamento do Ministério da Justiça. Ao todo, na compra dos drones e na instalação do Núcleo de Geoprocessamento, foram investidos R$ 350 mil.

Geotecnologia

Durante o sobrevoo, o drone vai fazer imagens e enviar para a central de controle, em Brasília. Em terra, profissionais vão monitorar e tentar identificar ações que possam degradar o solo e causar riscos ao meio ambiente, afirma o procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa.

“A compra desses equipamentos vai ampliar os espaços de fiscalização, agilizar a obtenção de dados e dar maior segurança na emissão de laudos”, explica.

Drones que serão usados pelo MP do DF na fiscalização de áreas ambientais (Foto: MPDFT/Divulgação)

Drones que serão usados pelo MP do DF na fiscalização de áreas ambientais (Foto: MPDFT/Divulgação)

Nos ares

No fim do ano passado, o Detran do DF passou a usar drones na fiscalização motoristas que usam o celular enquanto dirigem. A tecnologia também tem sido usada para flagrar desrespeito à faixa de pedestre, estacionamento irregular e tráfego em locais proibidos.

Imagem aérea feita pelo drone do Detran do DF

Imagem aérea feita pelo drone do Detran do DF

Os drones foram usados, inicialmente, nas principais vias do DF. A ferramenta também pretende ajudar a levantar pontos considerados críticos no trânsito, para que seja melhorada a fluidez.

Somente no primeiro mês de uso, em janeiro deste ano, o órgão flagrou 382 infrações nas vias da capital em 30 sobrevoos.

Veja mais notícias sobre a região no G1 DF.