Escolas públicas retomam aulas e ônibus circulam normalmente terça

Com mais carregamento de combustível chegando aos postos, Saúde voltará a realizar consultas. Porém, as cirurgias marcadas seguem suspensas

Daniel Ferreira/Metrópoles
Isadora Teixeira

Após dois dias suspensas, as aulas da rede pública de ensino do Distrito Federal voltam ao normal nesta terça-feira (29/5). O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) na tarde desta segunda (28), após reunião com os secretários no Palácio do Buriti.

As unidades básicas de saúde serão reabertas e os hospitais vão retomar o atendimento das pessoas que precisam fazer consultas ambulatoriais. As cirurgias eletivas, ou seja, as marcadas com antecedência, continuam suspensas – a medida só não vale para o Instituto Hospital de Base (IHB). As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) só atenderão casos urgentes e emergenciais.

Nos últimos quatro dias, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), aproximadamente 10 milhões de litros de combustíveis chegaram a diversos postos da capital. Só nesta segunda-feira, foram mais de 190 caminhões escoltados pela Polícia Militar. “Temos combustível para toda a frota do transporte público funcionar na terça e na quarta [30]”, afirmou o chefe do Executivo local.

O Metrô-DF vai operar normalmente na terça (29), com possibilidade de ampliar a capacidade nos horários de pico. O governo decidiu suspender as aulas da rede pública de ensino durante o ápice da crise provocada pela greve dos caminhoneiros – na sexta (25) e nesta segunda (28). A medida afetou 460 mil alunos de 673 colégios públicos. De acordo com o GDF, haverá reposição das atividades.

Segundo o governador, não é possível calcular ainda o prejuízo provocado pela paralisação dos caminhoneiros iniciada na segunda-feira da semana passada (21). A solução dessa crise está no âmbito federal. “Portanto, as ações do governo de Brasília são no sentido de reduzir o impacto para a população”, disse Rollemberg, durante coletiva