Ceilândia ganha mais uma unidade básica de saúde

São nove consultórios médicos e quatro odontológicos. Estrutura vai atender principalmente a população do Pôr do Sol e do P Sul

SAMIRA PÁDUA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Moradores do Pôr do Sol e do P Sul, em Ceilândia, receberam nesta quinta-feira (17) a Unidade Básica de Saúde 17. Ela fica na EQNP 16/20, no Setor P Sul, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 horas ao meio-dia.

Moradores do Pôr do Sol e do P Sul, em Ceilândia, receberam nesta quinta-feira (17) a Unidade Básica de Saúde 17. Ela fica na EQNP 16/20, no Setor P Sul, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 horas ao meio-dia. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Com 725 metros quadrados, a unidade tem nove consultórios médicos e quatro odontológicos, além de quatro ambientes de acolhimento e farmácia.

Há, ainda, salas para coleta laboratorial, curativos, vacinação, medicação e esterilização, área administrativa e estrutura que permite a reutilização da água da chuva.

investimento foi de R$ 2,3 milhões, com recursos do Ministério da Saúde e do governo de Brasília. Esta é a 16ª unidade básica de saúde de Ceilândia.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a equipe conta com 49 profissionais, sendo quatro médicos, quatro enfermeiros, quatro dentistas, quatro técnicos em higiene dental, 10 técnicos de enfermagem, três técnicos administrativos e 20 agentes comunitários de saúde.

“São quatro equipes da saúde da família e quatro da saúde bucal com capacidade para atender toda a população do Pôr do Sol e do P Sul. Grande parte dos problemas de saúde das pessoas poderão ser resolvidos perto de casa”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na solenidade desta manhã.

Segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, a nova unidade permitirá atingir 100% de cobertura no Pôr do Sol na Estratégia Saúde da Família.

Entre os serviços oferecidos na Unidade Básica de Saúde 17 estão os atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem; acolhimento a pacientes crônicos; pequenos procedimentos cirúrgicos; imunização e coleta de exames laboratoriais; além de práticas integrativas.