Além de Telma Rufino, MP quer ação contra Ricardo Vale na 1ª instância

 

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu à Justiça que um processo contra o distrital Ricardo Vale (PT) seja remetido à primeira instância. A solicitação ocorre dois dias após o procurador-geral do DF, Leonardo Bessa, assinar requerimento semelhante em relação à deputada Telma Rufino (Pros).

Distritais são réus por supostos crimes cometidos antes de se tornarem parlamentares. Pedido segue restrição do STF ao foro privilegiado

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Suzano Almeida

Os pedidos são baseados em entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a perda do foro privilegiado nos casos de crimes cometidos por parlamentares fora do exercício do mandato ou sem relação com a atividade legislativa.

Para o deputado Ricardo Vale, pesa a acusação de crime contra a honra, em divergências entre o parlamentar, que era representante do Sobradinho Esporte Clube, e membros da Federação Brasiliense de Futebol. O caso já estava concluso para a análise da desembargadora Simone Lucindo.

Ao Metrópoles, Vale disse que o episódio “faz parte de uma disputa normal do futebol”. “Eu não quis ofender ninguém, mas defender a ética e a boa conduta na gestão da Federação de Futebol de Brasília”, disse o deputado.

Por sua vez, Telma Rufino possui duas denúncias em apuração contra ela. A primeira, por supostamente falsificar documentos escolares. Esse episódio está sob a relatoria do desembargador Ângelo Canducci Passareli. Nesse caso, a decisão sobre remeter o processo para a primeira instância ficará para a sessão da próxima terça-feira (15/5).

O segundo caso da distrital, que ainda não virou denúncia, ainda está na fase de inquérito policial. Telma é investigada por parcelamento irregular de solo urbano e corrupção. Procurada pelo Metrópoles, a deputada ainda não havia se manifestado até a última atualização deste texto.

Fonte: Metrópoles