AgroBrasília 2018 será de 15 a 19 de maio

Executivo local terá espaço dedicado à agricultura familiar. Feira Internacional dos Cerrados ocorrerá no Parque Ivaldo Cenci, no PAD-DF

MARYNA LACERDA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

A divulgação de técnicas de produção agropecuária e o apoio à agricultura familiar são o foco da atuação do governo de Brasília na 11ª edição da Feira Internacional dos Cerrados, a AgroBrasília 2018.

A divulgação de técnicas de produção agropecuária e o apoio à agricultura familiar são o foco da atuação do governo de Brasília na 11ª edição da Feira Internacional dos Cerrados, a AgroBrasília 2018. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília-20.5.2017

Quinta maior feira agropecuária do País e a maior do Centro-Oeste, ela ocorrerá de 15 a 19 de maio, no Parque Ivaldo Cenci, no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), BR-251, km 5. A entrada é gratuita, e o funcionamento, das 8h30 às 18 horas.

Produtores rurais do DF e de outras unidades da Federação poderão participar de palestras e cursos no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF).

Dúvidas sobre os Programas de Regularização Ambiental (PRAs), por exemplo, poderão ser sanadas em palestra na quarta-feira (16), no auditório da Emater-DF no Evaf (veja a programação). Na quinta (17), também serão oferecidas oficinas, como a de plantas alimentícias não convencionais.

programacao agrobrasilia 2018

Os participantes poderão avaliar, in loco, as práticas sustentáveis, por meio dos 13 circuitos tecnológicos que integram a feira. Neles, haverá maquetes e demonstrações de acordo com as seguintes atividades agropecuárias:

  • Agroecologia
  • Apicultura
  • Avicultura
  • Bovinocultura
  • Floricultura
  • Fruticultura
  • Gestão ambiental
  • Inovação e gestão rural
  • Olericultura (cultivo de legumes)
  • Pesquisa e Tecnologia
  • Piscicultura
  • Saneamento rural
  • Suinocultura

Outra frente de atrações previstas na feira são os dias de campo, ou seja, momento em que os produtores vão a unidades demonstrativas de núcleos rurais do DF para entender a aplicação prática de determinado procedimento.

Serão três visitas guiadas por técnicos da Emater-DF. A primeira delas coincide com a abertura da AgroBrasília, em 15 de maio. Nessa data, os participantes poderão entender melhor como se dá o manejo de solo e água na agricultura orgânica.

O tema geral da feira neste ano será A Tecnologia Digital em Favor do Agronegócio. No entanto, o uso racional da água é transversal a toda a programação.

Com isso, espera-se fortalecer a cultura de consumo adequado e estimular os agricultores a aderirem a mecanismos de melhor aproveitamento do recurso hídrico.

“No ano passado, tivemos uma ação intensa. O efeito das técnicas apresentadas na AgroBrasília é imediato, com produtores interessados em levar para suas áreas o que viram na feira”, destacou o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro.

R$ 400 milInvestimento na AgroBrasília 2018

Para a edição deste ano, foram investidos R$ 400 mil, por meio de emendas parlamentares distritais e federais.

São parceiros do Evaf e terão estandes no espaço a Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF).

AgroBrasília 2018 — 11ª Feira Internacional dos Cerrados

De 15 a 19 de maio

Das 8h30 às 18 horas

No Parque Ivaldo Cenci (PAD-DF, BR-251, km 5)

Entrada gratuita

EDIÇÃO: RAQUEL FLORES