Aniversário de Sobradinho, 58 anos. Confira a programação!

Com eventos gratuitos durante todo o mês, as atrações incluem corte de bolo, desfile cívico, ações sociais, cavalgada e vários shows

DÁVINI RIBEIRO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Para marcar os 58 anos de Sobradinho, estão previstas ações de cidadania, lazer e arte para a comunidade até o fim deste mês. No dia do aniversário, 13 de maio, haverá o corte do bolo no estacionamento da quadra 8, das 8 às 12 horas.

Na sexta-feira (11), o dia começará com o tradicional desfile cívico no mesmo local. Na parte da tarde, uma sessão solene pelo aniversário da região ocorrerá no Teatro de Sobradinho.

Para fechar o dia, a partir das 19 horas, será aberta à visitação pública a exposição dos trabalhos de artistas locais no espaço da Galeria Van Gogh.

Sobradinho foi fundada em 13 de maio de 1960, com o intuito de abrigar a população que vivia nos acampamentos de empreiteiras e funcionários de órgãos públicos que vieram para a construção da nova capital do País.

Aniversário de Sobradinho

A partir de março de 1960, cerca de 30 famílias eram transferidas diariamente para a cidade. Ao final do ano, a região já abrigava mais de 8 mil famílias. Mais tarde, a área foi adensada por moradores que compraram lotes regularizados.

Em 1964, por meio da Lei nº 4.545, de 10 de dezembro de 1965, Sobradinho tornou-se a Região Administrativa V, e o Decreto nº 11.921 fixou os limites territoriais.

De acordo com informações da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), de 2015, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população urbana de Sobradinho é estimada em 68.551 habitantes.

Desse total, 49% estão na faixa etária de 25 a 59 anos. As crianças de zero a 14 anos representam 18%, e os idosos, 18%. As atividades da região são predominantemente de comércio (34%).

Sobradinho está a 22 km do Plano Piloto e é privilegiada por uma paisagem diversificada, cachoeiras e belezas naturais. A região é única no DF localizada em uma serra, o que lhe confere um ar peculiar.

Paisagem diversificada, com cachoeiras, relevos e belezas naturais permitiu a Sobradinho desenvolver atividades de ecoturismo

Por essas características, pôde desenvolver atividades de ecoturismo e conta com fazendas, chácaras, haras, pousadas e hotéis, entre outros atrativos.

A cultura está enraizada em Sobradinho, conhecida como cidade-arte. Em 1963, o mestre da cultura popular e do bumba meu boi no DF, Teodoro Freire, criou a Sociedade Brasiliense de Folclore com o intuito de difundir as festas e danças dessa importante manifestação folclórica brasileiro.

A partir de 1972, a entidade passou a se chamar Centro de Tradições Populares, que se tornou palco também de outras expressões, como o tambor de crioula do Maranhão. O local funciona na Quadra 15, área especial nº 2, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Existe também a Praça das Artes Teodoro Freire, onde acontecem shows como o projeto Arte na Praça. Entre as Feiras mais famosas estão a da Lua, a Modelo e a do Padre. O acervo inclui ainda a Galeria de Artes Vincent Van Gogh, uma Biblioteca Pública e o Teatro de Sobradinho.

Córrego deu origem ao nome do lugar

A região administrativa foi batizada em alusão ao Córrego Sobradinho, que passa pelo local. Na versão popular, o nome surgiu da existência de um cruzeiro de madeira, erguido antes de 1850 às margens do manancial.

LEIA TAMBÉM

Reforma no Teatro de Sobradinho tem previsão de conclusão para junho.

REFORMA DO TEATRO DE SOBRADINHO MOBILIZA COMUNIDADE LOCAL

Nele, pássaros da espécie joão-de-barro construíram ninhos, o que atraía a atenção dos que passavam. Aquele ponto teria ficado então conhecido como Cruzeiro do Sobradinho.

A outra versão sustenta que, durante as minerações, existia um sobrado no local que servia como referência para contrabandistas de ouro, que tentavam burlar o fisco real. O governo de Portugal descobriu e construiu um posto para conter o trânsito ilegal de minério.

ESPAÇOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS DE SOBRADINHO

Biblioteca Pública de Sobradinho

Área Reservada 5, Quadra 8

De segunda a sexta

Das 8h30 às 22 horas

Sábado, das 8 às 12 horas.

(61) 3387-0428

 

Centro de Tradições Populares

Quadra 15, área especial, nº 2

De segunda a sexta

Das 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

Aos sábados, das 9 às 13 horas.

 

Galeria de Artes Vincent Van Gogh

Quadra 8, Área Especial nº 5

De segunda a sexta

Das 8 às 22 horas.

Aos sábados, das 8 às 13 horas.

 

Teatro de Sobradinho

Área Especial, Q 12

Visitação de segunda a sexta-feira

Das 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas

(61) 3901-4106

EDIÇÃO: VANNILDO MENDES