Em audiência pública Wasny de Roure defende a conclusão do Complexo Cultural de Samambaia

Debate impulsiona a conclusão do Complexo Cultural de Samambaia

Por iniciativa do deputado Wasny de Roure foi realizada uma audiência pública para tratar da conclusão do Complexo Cultural de Samambaia, no Centro de Ensino Especial 01 que mobilizou representantes do setor que lutam por esse espaço.

Wasny que é presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), da CLDF, disse que esse debate é oportuno e necessário para que o projeto realmente contemple a comunidade e seja inaugurado. O Completo fica na Quadra 301 e as obras foram iniciadas em 2014, depois paralisadas por falta de recursos e retomadas em 2015.

Segundo o governo, 90% está concluída. Mas faltam recursos para o mobiliário e iluminação estimado em aproximadamente R$ 700 mil. Os investimentos totalizam R$ 4,8 milhões e são do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb).

A unidade será composta por cinco salas para oficinas de dança, música e outras modalidades de arte; biblioteca; galpão de múltiplas funções; e tenda de 600 metros quadrados, que funcionará como anfiteatro.

O debate promovido por Wasny atraiu dezenas de conselheiros, artistas, agentes do governo e moradores interessados no funcionamento desse equipamento Público Cultural. “Não quero ser cobrado por ter sido omisso e temos que ser persistentes até ver esse espaço aberto e funcionando”, destacou o deputado Wasny.

O administrador da cidade, Paulo Silva, disse que “sabemos que arte e cultura geram progresso, por isso o governo faz esse investimento. Breve teremos o Complexo Cultural funcionando plenamente”, disse ele.

A conselheira de cultura, Marília Abreu disse que “a luta pela implantação do Complexo vem desde 2007 com o Fórum de Cultura da cidade. Em 2013 as obras começaram no lote que conseguiram. “Falta empenho pois juntar o movimento cultural numa cidade com mais de 200 mil habitantes não é fácil. Que as autoridades nos leve a sério pois temos muita cultura latente para se manifestar”, desabafou Marília.

Poetas e artistas da cidade lotaram o auditório da escola que com emenda do deputado Wasny foi totalmente reformado. O poeta Luis Vieira declamou uma poesia clamando pelo espaço cultural que arrancou aplausos.

Wasny lamentou a ausência do Secretário de Cultura no evento. “Isso é um boicote e não é uma postura adequada para quem está na vida pública”, frisou o parlamentar. Mas o parlamentar destacou que vai continuar empenhando e pedindo apoio de outros parlamentares para destinarem emendas que viabilizem a conclusão do espaço.

Os artistas que fazem o sucesso da Via Sacra do Cristo Negro, que é a segunda maior festa religiosa desse período no DF, também tiveram oportunidade de falar e cobrar mais apoio para o evento que se aproxima. Uma artista se apresentou contando um hino em louvor a maria, mãe de Jesus.

Na oportunidade, foi a aprovado de maneira unânime, o nome da professora Verônica Moreno para a Sala de Teatro do Complexo.

Informa Tudo DF