Justiça manda soltar Joesley Batista e Ricardo Saud

“O argumento de que eles poderiam destruir provas já tinha sido superado porque elas já tinham sido todas colhidas”, disse o advogado do empresário

Reprodução

SÃO PAULO – O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, mandou nesta sexta-feira (9) soltar o empresário Joesley Batista, que está preso em São Paulo. O ex-executivo da J&F Ricardo Saud também foi liberado e deve deixar a prisão da Papuda, em Brasília, ainda hoje.

“A prisão preventiva não tinha mais fundamento porque o prazo para ela, de 120 dias para as organizações criminosas, já tinha se esgotado. O argumento de que eles poderiam destruir provas já tinha sido superado porque elas já tinham sido todas colhidas”, disse o advogado do empresário, André Callegari, para a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo,.

Pela decisão, Joesley precisará entregar seu passaporte, não poderá deixar o país sem autorização judicial, deverá comparecer a todos os atos do processos e ainda manter seus endereços atualizados.

No último dia 20, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu converter a prisão preventiva do empresário e seu irmão, Wesley Batista, em prisão domiciliar. Joesley, contudo, seguia preso por conta de outro mandado de prisão preventiva, que agora foi derrubado pelo juiz de Brasília.