Observatório Distrital de Gênero é lançado no Palácio do Buriti

Observatório Distrital de Gênero é lançado no Palácio do Buriti

Plataforma virtual reúne pesquisas e estudos sobre a realidade feminina e foi anunciada em cerimônia alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Buriti

SAMIRA PÁDUA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, representantes de diversos órgãos do governo de Brasília e setores da sociedade se reuniram no Palácio do Buriti para uma série de atividades voltadas a esse público.

Entre as ações lançadas hoje está o Observatório Distrital de Gênero, que traz informações gerais a respeito das mulheres, além de dados de pesquisas, estatísticas e estudos. A plataforma está disponível no portal da Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.“Este é um momento de muita reflexão mobilização e união para que possamos avançar na construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

A proposta visa contribuir para a promoção da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres do DF e do Entorno com essa ferramenta on-line para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e para o controle e a participação social.

Na cerimônia, também foi assinado protocolo de intenções entre o governo de Brasília e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para que sejam destinadas parte das vagas terceirizadas do órgão para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A iniciativa integra a Lei nº 6.022, de 14 de dezembro de 2017, que trata da criação de um banco de empregos específico para esse público.

Foi publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial do DF a Portaria nº 45, de 6 de março de 2018, que cria o grupo de trabalho responsável por elaborar a proposta regulamentação do Banco de Empregos para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

Aguarde mais informações.

EDIÇÃO: PAULA OLIVEIRA