DF: Com a “bênção” de Cristiane Brasil, Alírio Neto se lança pré candidatura ao Buriti

Alírio Neto se lança ao Buriti com a “bênção” de Cristiane Brasil

Ex-distrital confirmou pré-candidatura ao GDF em evento promovido pelo PTB, com a presença de adversários de Rollemberg, como Rosso e Izalci

O ex-deputado distrital Alírio Neto (PTB) anunciou, na tarde desta quarta-feira (7/3), sua pré-candidatura ao Governo do Distrito Federal (GDF). O evento ocorreu no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB).

Ao subir no palanque, ao lado dos postulantes a candidaturas proporcionais da sigla, Alírio Neto logo minimizou os embates com possíveis aliados – parte da oposição ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB) acredita que a movimentação do petebista divide a direita e pode prejudicar coalizões com outros partidos. “Não é uma candidatura de intransigência. É uma candidatura para construir pontes”, disse.

O ex-distrital criticou a atual gestão do PSB, mas rasgou elogios aos ex-governadores José Roberto Arruda (PR) – réu na Caixa de Pandoraindiciado na Operação Panatenaico – e Joaquim Roriz (sem partido).

“Arruda é meu amigo e não escondo isso. Ele ficou apenas dois anos no governo, mas até hoje a gente não esquece”, disse. Sobre Roriz, o pré-candidato lembrou a criação das “cidades-satélites” e a preocupação com a população mais pobre. “Queremos deixar de ser satélite e se tornar verdadeiramente uma cidade”, discursou, ressaltando que mora no Guará desde que se mudou para o DF.

Condenado no Mensalão
O presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson – condenado a 7 anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no esquema do Mensalão –, não participou do encontro. Em vídeo apresentado no ato, Jefferson justificou a ausência devido ao fato do falecimento do sogro.

Na gravação, Jefferson disse que “Alírio é o nosso candidato. Essa candidatura foi tratada aqui, no meu gabinete. Desculpe, Alírio. Às vezes, a vida nos prega essas peças”, disse o presidente nacional do PTB.

A filha de Jefferson, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), representou o pai. Cristiane viveu grande desgaste recentemente, após o governo federal desistir de indicá-la ao Ministério do Trabalho, depois de uma série de denúncias contra ela virem à tona.

Cristiane Brasil se disse representante da família PTB. “Eu vim para reforçar a fala do meu pai. Alírio Neto será o nosso candidato a governador. Nosso apoio é pé quente, nosso apoio dá vitória”, repetiu Cristiane Brasil em discurso.

Oposição
Outros políticos adversários do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) foram ao evento em uma tentativa de demonstrar unidade da chamada “direita”. Entre eles, o vice-governador Renato Santana (PSD) e o presidente regional da sigla, o deputado federal Rogério Rosso.

Também estiveram presentes o deputado federal Izalci Lucas (PSDB) – outro postulante ao Buriti –, o ex-vice-governador Paulo Octávio (PP) e deputados distritais, como Wellington Luiz (MDB), Raimundo Ribeiro (PPS) e Cláudio Abrantes (sem partido).

Única deputada do PTB na Câmara Legislativa, a distrital Liliane Roriz não apareceu na festa. O único representante do clã do ex-governador foi o sobrinho dele, Dedé Roriz, um dos postulantes a deputado distrital pelo partido.

 

Fonte: Metrópoles