PSB realiza Congresso Nacional e Segmentos Sociais mobilizam bases para eleição de Secretários

Acilino recebe apoios em todo o pais para ser Secretário Nacional do MPS e demais segmentos também preparam chapa única.

Por KHATARINA GARCIA
AGNOT – MSF – 20\02\18 – KG –

Com a participação de aproximadamente novecentos delegados de todo o país, entre militantes do PSB e dos seis segmentos sociais que compõem a estrutura partidária do PSB, o Partido Socialista Brasileiro realizará nos dias 01, 02 e 03 de março próximo seu Congresso Nacional que elegerá a nova Comissão Executiva partidária.

O congresso do partido será precedido pelo congresso das bases sociais do PSB, onde estão as Secretarias da Juventude, Mulheres, Sindical, Negritude, LGBT e de Movimentos Populares, este, agregando mais de vinte movimentos sociais como o comunitário, ambiental, cultural, idosos, sem terras e sem tetos, e os novos movimentos sociais, dentre outros.

Praticamente apaziguado e aguardando-se o anuncio de uma chapa única onde o atual presidente Carlos Siqueira deve ser reconduzido com o apoio das principais lideranças, o mesmo tom de cordialidade e dialogo se reflete nos segmentos sociais. Excetuando algumas rusgas em segmentos como LGBT, onde dois grupos ainda dialogam para evitar uma disputa, os demais caminham para o consenso partidário com chapa única em todos eles.

Os atuais secretários nacionais Joílson Cardoso, do sindical; Valneide Nascimento, da Negritude; Dora Pires, Mulheres; e Tony Sechi, Juventude, serão reconduzidos, e somente a atual secretária do Movimento Popular, Maria de Jesus Matos não aceitou disputar a reeleição, e com o apoio de 106 dos 115 Delegados nacionais do Movimento Popular Socialista foi escolhido consensualmente o nome do advogado Acilino Ribeiro como candidato ao cargo de Secretário Nacional. Acilino não terá dificuldade em se eleger pois já conta com o apoio de praticamente todos os delegados; é considerado um hábil negociador e tem um ótimo transito com a base e mantem um bom diálogo com a direção partidária. “Todos gostam e torcem por ele, e com certeza Acilino será um secretário que fará história no PSB”, afirmou Maria de Jesus, atual Secretária, sobre Acilino.

Mais adiante e participando de uma conferência On Line entre diversos militantes estaduais do MPS e em conversas para a organização do congresso do segmento, alguns líderes opinaram sobre a importância da eleição de Acilino ao cargo de Secretário Nacional do MPS. Claudenir Junior, subsecretário regional do MPS do DF afirmou que “Somos a maior delegação ao congresso do MPS \ PSB com doze (12) delegados e estamos todos apoiando Acilino”.. Luciberto Piaba, secretário estadual do MPS de Pernambuco e que lidera a segunda maior delegação e que recebeu recentemente Acilino Ribeiro em Recife, quando de sua estada na capital pernambucana ouviu dos delegados pernambucanos o apoio unanime dos delegados daquele estado á candidatura dele a Secretário Nacional.

Na abertura do evento o qual Acilino foi o palestrante Piaba afirmou que “Com Acilino Ribeiro Pernambuco se sente representado e estará presente com seus onze companheiros para nele votar e transformar o PSB no maior partido do Brasil”. Arnaldo Colaço, Secretário Estadual do MPS do Maranhão afirmou que: “somos a terceira maior delegação com dez delegados e aqui Acilino é bem visto e querido por todos. E oito delegados já se comprometeram a votar nele. Os outros dois são seus amigos pessoais, o conhecem e também devem votar nele”. Os secretários do Ceará, Alexandre Távora e Rio Grande do Norte, Silvanio Santos, também já declararam total apoio e unanimidade dos delegados estaduais a Acilino Ribeiro. Em Sergipe e Alagoas Acilino também recebeu o apoio dos oito delegados dos dois estados, uma vez que cada um tem quatro votos.

Na região norte Acilino Ribeiro conta com o apoio dos quarto delegados do Amazonas, quatro do Pará e seis do Amapá, conforme afirmaram Nilce Costa Dias, secretária Estadual do MPS do Pará, Caio Silva, delegado do Amazonas e membro da direção nacional do MPS, e Washington Picanço do MPS do Amapá.. Acilino foi semana passada ao Acre e lá também recebeu o apoio unanime de todos os delegados num total de quatro, declarou Manoel Almeida, da direção nacional do MPS e da Executiva do Movimento naquele Estado.
Quanto as demais regiões, segundo informou a Secretária Nacional Maria de Jesus, todo o sul-sudeste com cinco votos em São Paulo, três em Santa Catarina e seis no Rio Grande do Sul, por unanimidade declaram apoio e voto em Acilino, conforme os respectivos secretários estaduais Xexeu Cavalcanti (SP); Marcos Viliczinski (SC) e Eloi Frizzo (RS). Ângela Alcântara do Rio de Janeiro e Carlos Miau da Bahia, também declaram que todos os delegados dos dois estados votam em Acilino Ribeiro.


“O Estado de Goiás com três votos também fechou com ele, pois Acilino é o consenso que precisávamos para unir forças no fortalecimento do MPS”, declarou Vanderson Alves, Secretário do MPS em Goiás. Felipe Rocha hoje uma das apostas do PSB no Tocantins e candidato a Deputado Federal e principal liderança do MPS no Estado também declarou seu apoio e dos delegados a candidatura de Acilino Ribeiro. Jaqueline Reis, Secretária Estadual de Mato Grosso do Sul e Josélio Costa principal liderança do MPS na Paraíba declararam apoio a Acilino; ambos afirmando que “a história e trajetória dele o credenciam a unir e fortalecer o MPS e transformar o PSB no maior partido de massa do Brasil”.

Uma proposta de Manifesto e de um Programa de Trabalho da candidatura de Acilino Ribeiro já circula internamente entre os delegados que vem debatendo o mesmo a alguns meses e deve ser aprovado no congresso como umas das teses do evento.
Tanto em Recife, como em Rio Branco, Goiânia e demais capitais do país onde se reuniu com as bases do MPS, Acilino agradeceu o apoio da militância e garantiu: “trabalharei por um PSB de Quadros e de Lideranças, e um MPS nas ruas e nas redes. E juntos faremos do PSB o maior partido de massa desse país”. Finalizou.
AGNOT – MSF – 20\02\18 – KG.

Informa Tudo DF