Governo instala sensores para monitorar Ponte do Bragueto

Com equipamentos, DER-DF terá informações detalhadas do tráfego de veículos e da dinâmica da estrutura, que passou por inspeção no vão interior neste sábado (10)

MARIANA DAMACENO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

O governo instalou, neste sábado (10), sensores para monitorar toda a movimentação na Ponte do Bragueto. Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, inspecionaram o vão no interior da estrutura.

Com sensores, DER-DF terá informações detalhadas do tráfego de veículos e da dinâmica da estrutura, que passou por inspeção no vão interior neste sábado (10).
Com sensores, DER-DF terá informações detalhadas do tráfego de veículos e da dinâmica da estrutura, que passou por inspeção no vão interior neste sábado (10). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Em nova vistoria hoje, o diretor-geral do departamento, Márcio Buzar, afirmou que a construção é segura. “Quando foi elaborado o projeto das duas pontes laterais (do Trevo de Triagem Norte), foi feito um laudo pelo calculista, que aponta que a ponte não tem qualquer risco de desmoronar.”

Os três primeiros sensores foram instalados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) em parceria com o DER-DF. Eles contém chips que mandam informações sobre as vibrações e deslocamento da estrutura para um computador, de onde os dados serão retirados para análise constantemente.

As primeiras leituras serão conhecidas na segunda-feira (12), quando deve ser definido quantos equipamentos mais serão necessários. Com eles, o departamento terá informações mais detalhadas de todo o tráfego de veículos da ponte, que já é monitorada permanentemente pelo órgão com aparelho topográfico.

Os sensores contém chips que mandam informações sobre as vibrações e deslocamentos da estrutura para um computador, de onde os dados são retirados para análise constantemente

Para impedir que veículos continuem desrespeitando o gabarito da ponte, que é de quatro metros, e batam na parte inferior, causando buracos na estrutura, o DER-DF vai instalar semi-pórticos que obstruam a passagem de carros mais altos que o permitido.

Por causa da vistoria e instalação dos sensores, parte do trânsito embaixo da ponte, no sentido Asa Norte, está sendo interditado à medida que o trabalho exige.

O DER-DF decidiu adotar quatro medidas em relação à Bragueto. A principal delas é adiantar o cronograma de duas pontes paralelasno local — já previstas nas obras em andamento do Trevo de Triagem Norte.

A ideia é concluí-las ainda este ano. A construção das novas estruturas é considerada importante para que a atual receba intervenções. “Já está no contrato [para o Trevo do Triagem Norte] fazer essas duas pontes laterais e a recuperação da do Bragueto”, explicou Buzar.

A parte danificada pela passagem dos veículos mais altos que o permitido não traz prejuízo ainda para a estrutura, segundo técnicos do DER, e será recuperada. A Novacap também trabalhará na limpeza do local.

Vistoria em todos os viadutos e pontes

Após a queda de parte de viaduto na Galeria dos Estados, na terça-feira (6), o governo de Brasília determinou, entre outras medidas, vistoria em viadutos e pontes do DF e reforço de R$ 50 milhões da reserva de contingência para obras necessárias.

Na sexta-feira (9), equipes iniciaram o escoramento do viaduto que caiu. O procedimento vai durar até domingo (11) e consiste na instalação de seis torres para garantir a segurança dos trabalhadores no local.

EDIÇÃO: VANNILDO MENDES