Rollemberg inaugura batalhão da PMDF no Lago Norte

Nova unidade atende demanda antiga da população local, que era atendida por unidade fora da área de atuação. Moradores do Taquari e do Varjão também serão beneficiados diretamente. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Nova unidade atende demanda antiga da população local, que era atendida por unidade fora da área de atuação. Moradores do Taquari e do Varjão também serão beneficiados diretamente

VINÍCIUS BRANDÃO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Para atender a uma demanda de mais de 10 anos, o 24º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) passa a operar em uma unidade no Lago Norte. Serão atendidos diretamente os moradores locais, assim como os do Taquari e do Varjão.

Nova unidade atende demanda antiga da população local, que era atendida por unidade fora da área de atuação. Moradores do Taquari e do Varjão também serão beneficiados diretamente. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia
Nova unidade atende demanda antiga da população local, que era atendida por unidade fora da área de atuação. Moradores do Taquari e do Varjão também serão beneficiados diretamente. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A inauguração do espaço ocorreu no Centro de Atividades 2, conjunto 19, na manhã deste sábado (3). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia e destacou a importância de ter unidades policiais próximas aos moradores.

“Este batalhão é um exemplo de uma ação que atua em conjunto com a comunidade. Não adianta apenas proteger a população, sem conhecê-la. Agradeço também aos moradores do Lago Norte, por receberem tão bem os policiais”, disse.

Este batalhão é um exemplo de uma ação que atua em conjunto com a comunidade. Não adianta apenas proteger a população, sem conhecê-laRodrigo Rollemberg, governador

Único batalhão que não ficava na área de atuação, a unidade tinha problemas específicos, como alto custo de deslocamento e roubos e furtos de veículos. A estrutura ficava no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan).

Enquanto a equipe concentrava esforços em atender pedidos da população, além de policiar Lago Norte, Varjão e Taquari, criminosos levavam rodas, pneus e até partes de motores dos carros que ficavam parados.

O comandante-geral da PMDF, coronel Marcos Antônio Nunes, reforçou o compromisso da polícia com a população. “Com este ato, aproximamos a corporação aos moradores com 130 homens e mulheres que atuam em conjunto com a comunidade”, disse.

Os policiais esperaram dez meses para fazer a mudança após a estrutura ficar pronta. “Foram feitas algumas alterações, como reformas nas paredes. O local atendeu quase perfeitamente às nossas necessidades”, disse o major Nafez Nany Simício Abud Cury, comandante do batalhão.

O local atendeu quase perfeitamente às nossas necessidadesNafez Nany Simício Abud Cury, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar do DF

Segundo ele, a espera foi para lidar com questões burocráticas, como a licitação do espaço e aprovações da Agência de Fiscalização do DF (Agefis).

PMDF homenageia moradores do Lago Norte que apoiaram os policiais

Na cerimônia, dez moradores do Lago Norte foram homenageados pelo apoio aos policiais e à criação do batalhão. Entre eles, estava a aposentada Therezinha Felix Cardoso, de 88 anos.

“Para mim, essa homenagem foi uma surpresa. Acho excelente que eles mudem para cá, fazemos essa demanda para a administração regional há mais de dez anos”, disse Therezinha.

Moradora do Lago Norte desde 1981, Therezinha reivindicou junto à prefeitura comunitária bicicletas e espaços para os policiais ficarem estacionados no Lago Norte.

Volta às aulas será assegurada com nomeação de servidores e atuação de professores temporários

Parte do plano Carência Zero, para impedir que alunos da rede pública fiquem sem aulas, a nomeação de 652 professores vai assegurar o retorno das férias com docentes em sala. A lista com os novos servidores está em edição extra do Diário Oficial do DF de sexta-feira (2).

LEIA TAMBÉM

O motopatrulhamento permite melhor locomoção e e atuação em locais de difícil acesso ou com aglomeração de pessoas.

POLÍCIA MILITAR CRIA BATALHÃO DE MOTOPATRULHAMENTO TÁTICO

As viaturas são do modelo Toyota Corolla e equipadas com câmbio automático CVT de oito marchas, duas baterias, sete airbags, rotolight com lâmpada de LED e equipamento de rádio com rastreador GPS.

POLÍCIA MILITAR DO DF RECEBE 145 VIATURAS

Questionado sobre a possibilidade de haver dificuldades a partir de 15 de fevereiro, Rollemberg garantiu um retorno tranquilo. “Estamos contratando ainda 260 técnicos, 41 analistas, 43 monitores e 40 orientadores educacionais. É o necessário para começarmos o ano com todos os professores dentro de aula”, disse.

Como os servidores têm até 30 dias para tomar posse, professores temporários podem atuar nas salas. “À medida que houver necessidade, trocaremos professores temporários por definitivos, garantindo uma boa oferta para alunos da rede pública”, disse o chefe do Executivo local.

Aguarde a galeria de fotos

EDIÇÃO: GUILHERME PERA