Rollemberg empossa 399 servidores da Saúde do DF

Tatiana de Souza, de 36 anos, teve o termo de posse assinado pelo governador Rollemberg. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Em solenidade na tarde desta quarta (22), a cirurgiã-dentista Tatiana Souza recebeu o termo das mãos do governador de Brasília, em solenidade na Imprensa Nacional. Aprovada em concurso de 2014, ela está entre os 513 nomeados desde outubro

VINÍCIUS BRANDÃO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Diferentemente do informado pela Secretaria de Saúde, foram empossados hoje 399 servidores, e não 513. Esse é o número de nomeados desde outubro, e não 915. Essa quantidade é apenas uma estimativa do governo até o fim do ano.

Empossada nesta quarta-feira (22) como cirurgiã-dentista da Secretaria de Saúde, Tatiana Souza, de 36 anos, conta que as emoções variaram enquanto não era chamada para o cargo desde que foi aprovada no concurso, em 2014.

Tatiana de Souza, de 36 anos, teve o termo de posse assinado pelo governador Rollemberg. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
Tatiana de Souza, de 36 anos, teve o termo de posse assinado pelo governador Rollemberg. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

“Fui da euforia, quando descobri que tinha passado, até a calma de vir tomar posse. Esse é mais um passo importante para assumir”, disse a nova servidora.

Tatiana é um dos 140 nomeados para a Saúde que tomaram posse em cerimônia na tarde desta quarta-feira (22), no auditório da Imprensa Nacional, no Setor de Indústrias Gráficas.

Representante dos colegas cirurgiões-dentistas, ela recebeu o documento de posse diretamente das mãos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

“Quando assumimos o governo, Brasília tinha ultrapassado os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF]. Isso nos obrigava a contratar apenas em casos de morte ou de aposentadoria para saúde, educação e segurança”, lembrou o governador na solenidade.

Rollemberg destacou também o que considerou outra vitória nesta semana para o atendimento na área de saúde: o entendimento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios de que a criação do Instituto Hospital de Base do DF é constitucional.

A decisão foi unânime entre os 20 desembargadores, em sessão do Conselho Especial nessa terça (21).

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, ressaltou a importância da contratação dos médicos de família, uma das especialidades empossadas hoje.

“Temos um projeto para aprimorar a atenção primária. O modelo tradicional foi útil para Brasília, mas hoje é ultrapassado, e esses cargos são fundamentais para essa mudança.”

De manhã, outros 259 servidores já haviam tomado posse diretamente na secretaria.

Com os desta tarde, eles fazem parte dos 513 nomeados:

  • 269 técnicos de enfermagem
  • 70 médicos de família
  • 39 cirurgiões-dentistas
  • 39 técnicos de higiene dental
  • 28 clínicos gerais
  • 15 assistentes sociais
  • 14 psicólogos
  • 12 biomédicos
  • 11 técnicos administrativos
  • 8 técnicos de laboratório de patologias
  • 6 terapeutas ocupacionais
  • 2 fisioterapeutas

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na posse dos 399 servidores da Saúde.

EDIÇÃO: RAQUEL FLORES