Temer é submetido a cirurgia para diminuir o tamanho da próstata

Presidente deixou a unidade de terapia semi-intensiva e está num quarto do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

28/10/2017 21h11 – Atualizado em 28/10/2017 21h11

O presidente Michel Temerx deixou neste sábado (28) a unidade de terapia semi-intensiva e está num quarto do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele se recupera de uma cirurgia na próstata.

Foi de helicóptero que o presidente Temer chegou ao hospital Sírio-libanês na noite de sexta-feira (27). Ele foi recebido pelo médico particular dele, o cardiologista Roberto Kalil Filho. Temer foi encaminhado ao centro cirúrgico onde passou por uma cistoscopia.

O médico passou um aparelho pela uretra até a bexiga e descobriu que a obstrução urológica foi provocada pelo inchaço da próstata que acabou comprimindo o canal urinário. Essa pressão também provocou pequenas hemorragias, que formaram coágulos e que bloquearam a saída da urina. Depois de uma limpeza na região, o urologista fez uma raspagem na próstata para diminuir o tamanho da glândula e liberar o canal urinário.

Esse crescimento da próstata, chamado de hiperplasia prostática, é um problema comum em homens com mais de 70 anos de idade, como é o caso de Temer. Pode ser provocado pelo envelhecimento da glândula ou por causa de um câncer. Para que não restasse nenhuma dúvida, durante o procedimento foi feito um exame específico que constatou que o inchaço da próstata do presidente era benigno.

“Nós fizemos uma biopsia, que nos dá uma ideia se tem alguma coisa maligna na próstata. A próstata, todos sabem que é um local onde o câncer cresce com grande frequência no homem. Felizmente, essa biopsia preliminar, vai vir o resultado definitivo depois, mostrou que o crescimento era benigno o que nos tranquilizou muito”, afirmou o médico urologista Miguel Srougi.

Como o presidente também tem uma obstrução parcial numa artéria do coração, ele estava tomando remédios para afinar o sangue. Essa medicação foi suspensa porque ela pode provocar pequenas hemorragias.

“Ele vai ficar alguns dias sem os antiagregantes plaquetários que ele estava tomando, simplesmente pelo risco de sangramento, mas como a próstata foi resolvido, isso nos dá a chance de logo logo reintroduzir a medicação, que é a proteção que o presidente vai ter pra parte coronária”, explica Roberto Kalil Filho, coordenador da equipe médica.

Temer vai ficar internado até segunda-feira, quando ele deverá ir para casa dele em São Paulox. O presidente fica em repouso na terça e só deve voltar a Brasília na quarta-feira.

Fonte: G1