Web Analytics
Plublicidade
Início Brasil HÉLIO JOSÉ ENTRA NA LISTA DOS PARLAMENTARES EM ASCENSÃO DO CONGRESSO NACIONAL

HÉLIO JOSÉ ENTRA NA LISTA DOS PARLAMENTARES EM ASCENSÃO DO CONGRESSO NACIONAL

Parlamentar figura entre os 150 congressistas mais influentes do país
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) publicou recentemente, Relatório da lista dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional e dos parlamentares em “Ascensão” de 2017. No DF, o nome do senador Hélio José (PMDB) se destacou como parlamentar em ascensão, no poder Legislativo, juntamente com outros dois deputados federais.
Hélio José entrou para a lista de parlamentares em “ascensão” ainda em 2016 e manteve a posição em 2017. Ao todo, 50 congressistas de 19 estados brasileiros, estão entre os ascendentes. Desses, 46 são deputados e quatro senadores que somam aos 100 “Cabeças”, os 150 políticos com mandato no Congresso Nacional mais influentes do país.
Como funciona?
Se destacam como os “Cabeças”, parlamentares que se diferenciam dos demais, no exercício do mandato. “Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”, explica o DIAP no relatório.
Os parlamentares em “ascensão”, por sua vez, são aqueles que cumprem bem missões partidárias, políticas ou institucionais; buscam abrir canais de interlocução, espaços próprios e se destacam no exercício de lideranças formais e informais, no âmbito do Parlamento. Ainda segundo o DIAP, também integram esse grupo, “deputados ou senadores que já fizeram parte dos “Cabeças” mas, por razões circunstanciais, perderam interlocução”.
A ascensão de Hélio José, ex-suplente do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) também é endossada pela participação popular. O site Políticos.org.br, plataforma que compara os deputados e senadores, com participação de cerca de 700 mil pessoas em todo país, coloca o parlamentar na primeira posição entre a bancada do DF no Congresso Nacional.