Rollemberg é convidado a integrar a Frente Nacional de Prefeitos

Palácio do Buriti, Brasília, DF, Brasil 29/8/2017 Foto: Renato Araújo/Agência Brasília. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, está convidado a se filiar à Frente Nacional de Prefeitos. A sugestão foi feita pelo presidente do grupo e prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), nesta terça-feira (29), no Palácio do Buriti.

Participação é justificada pelas características de Brasília, que não tem prefeitura, mas exerce papel de município e unidade federativa. Governador recebeu o presidente do grupo, Jonas Donizette, nesta terça (29)

AMANDA MARTIMON, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, está convidado a se filiar à Frente Nacional de Prefeitos. A sugestão foi feita pelo presidente do grupo e prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), nesta terça-feira (29), no Palácio do Buriti.

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), e o governador Rodrigo Rollemberg. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Os integrantes consideram que os assuntos encabeçados pela Frente Nacional de Prefeitos são de interesse do DF, pois Brasília, apesar de não ter prefeitura, tem um papel duplo de município e unidade da Federação.

No encontro, Donizette pediu ainda apoio político do governador para projetos de lei em andamento no Congresso Nacional voltados aos municípios de baixa receita per capitae alta vulnerabilidade socioeconômica. A ideia é que esses locais sejam priorizados em políticas públicas.

Da lista dos chamados g100 — grupo dos municípios mais populosos do País com essas características —, constam seis cidades do Entorno do DF, todas goianas: Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Formosa, Novo Gama e Planaltina.

A frente destaca que melhorar as condições de vida nesses locais trará benefícios também para Brasília, que é sobrecarregada pelas demandas por saúde e educação, por exemplo.

Nesta quarta-feira (30), a Frente Nacional de Prefeitos debaterá com parlamentares, na Câmara dos Deputados, projetos de interesse dos municípios brasileiros que estão em debate no Congresso.

EDIÇÃO: MARINA MERCANTE