Lista tríplice para os comandos da Polícia Civil e do Detran

MP apoia PM por impedir nudismo na Esplanada
Por Ana maria campos-Correio Braziliense – 23/07/2017 – 04:47:01

Está em vigor uma nova regra para nomeação de diretores-gerais da Polícia Civil e do Detran. Emenda à Lei Orgânica do DF, aprovada pela Câmara Legislativa pouco antes do início do recesso parlamentar, estabelece que esses cargos de chefia devem ser escolhidos a partir de uma lista tríplice eleita pela classe. Nas duas últimas escolhas para o comando da Polícia Civil, já foi assim. Jorge Xavier, nomeado por Agnelo Queiroz em 2012, e Eric Seba, escolhido pelo governador Rodrigo Rollemberg, estavam entre os três preferidos pela classe, indicados em votação. Mas isso nunca ocorreu no Detran/DF. Na volta do recesso, Rollemberg deverá decidir se acata a lei ou entra com uma ação direta de inconstitucionalidade, alegando vício de iniciativa. Contestar a mudança à Lei Orgânica, proposta pelo deputado Wellington Luiz (PMDB), pode representar uma medida antipática para o governo. Mas o Ministério Público do DF deverá fazê-lo. Caberá, então, à Justiça decidir.

MP apoia PM por impedir nudismo na Esplanada

Na polêmica sobre a interrupção da performance do dançarino Maikon Kempinski, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ficou do lado da Polícia Militar. O procurador Antônio Ezequiel Araujo Neto, que está respondendo pela Procuradoria dos Direitos do Cidadão, enviou ofício ao comandante do 6° Batalhão, Alexandre Bruno da Rocha, para prestar solidariedade, diante da polêmica do caso. Em ofício, o procurador trata o artista como “contraventor” pela cena de nudismo em frente ao Museu da República. “Conforme ficou demonstrado, o referido contraventor promoveu a referida exibição em público, em presença de turistas, idosos, crianças e demais pessoas do povo.” Antônio Ezequiel recomenda que a “diligência” da PM se repita em todas as situações semelhantes. No último fim de semana, policiais militares impediram a apresentação e irritaram o artista, que reclamou de ter seu cenário destruído por estar nu. O governador Rodrigo Rollemberg e o secretário de Cultura, Guilherme Reis, pediram desculpas públicas a Maikon.

Enquanto isso…

Na sala de Justiça

Na investigação sobre as circunstâncias da morte do motorista Luís Cláudio Rodrigues, encontrado enforcado numa cela da 13ª Delegacia de Polícia, em Sobradinho, veio à tona uma discussão sempre tratada como tabu: o suicídio. Vários policiais revelaram ser muito mais comum do que se pensa um preso, em momento de desespero pelo flagrante, tirar a própria vida. Tanto é assim que há discussões sobre manter ou não os detidos vestidos ou apenas em trajes íntimos, para impedir que a roupa possa ser usada como uma arma. Esse episódio pode ser uma oportunidade para abrir o debate e evitar outras tragédias