Vacinal contra HPV, no DF, 14 mil doses estão disponíveis para Meninos de 11 a 15 anos

Meninos de 11 a 15 anos podem ser imunizados contra HPV

No DF, 14 mil doses estão disponíveis em todas as unidades de vacinação da rede pública de saúde

DA AGÊNCIA BRASÍLIA, COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE

A rede pública de saúde do Distrito Federal tem estoques suficientes de vacina contra o vírus HPV (Human Papiloma Virus), doença transmitida sexualmente e que pode causar câncer. Por decisão do Ministério da Saúde, a faixa etária para imunização de meninos, alvo de campanha em todo o País, foi ampliada.

A partir de agora, a vacinação passa a ser ofertada para garotos com idade entre 11 e 15 anos incompletos. Desde que a campanha começou, em janeiro deste ano, contemplava apenas meninos na faixa etária de 12 a 13 anos.

Passam também a ter direito à vacina homens e mulheres transplantados e pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. Além desses grupos, cerca 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos, que vivem com o vírus da Aids, foram incluídos entre os aptos à imunização.

A definição da faixa etária para vacinação se destina a proteger garotos e garotas antes do início da vida sexual

Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde, Olga Rodrigues, não há meta estabelecida, nem data para terminar a campanha. “Pretendemos imunizar o máximo de meninos possível. Temos disponíveis 14 mil doses. Se precisarmos, podemos solicitar mais ao ministério”, observa.

Até o ano passado, quando somente as meninas eram vacinadas contra o HPV, cerca de três mil doses mensais eram aplicadas. “Com a inclusão dos meninos, houve um incremento de seis mil doses nos dois primeiros meses de vacinação. Porém, logo depois o número voltou a ser de três mil”, explica.

A gerente espera que as aplicações voltem a aumentar agora, com a ampliação da faixa etária e também porque chegou a época da segunda dose nos já imunizados. “A vacina é segura, não há nada associado a eventos adversos graves”, enfatiza.

Esquema vacinal contra HPV

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (de 9 a 26 anos) e o esquema é de três doses (intervalo de zero, dois e seis meses).

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual

A vacina disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) é a quadrivalente, já aplicada em meninas desde 2014. A dose confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

Para os meninos, a estratégia visa proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária se destina a proteger garotos e garotas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, da vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.