Distritais Decidem Hoje Sobre O IHBDF

Mesmo com a revolta de ricos sindicatos, a expectativa é de que os deputados distritais votem, nesta terça-feira (20/6), em primeiro e segundo turnos, o projeto de lei que cria o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) — entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que passaria a administrar a maior unidade da rede com autonomia.

O interessante é que os sindicatos que agora defendem o Hospital de Base, raramente defendem a população. Você não vê o Sindicato dos Médicos, por exemplo, punir exemplarmente médicos que faltam ao trabalho com a utilização de atestados duvidosos. Aliás, o sindicato sequer permitiu a divulgação de uma lista de médicos que faltaram durante um feriado prolongado, fato que foi amplamente noticiado no governo de Agnelo Queiroz (PT).

É muita hipocrisia o que alguns deputados e sindicalistas fazem ao contestar a criação do IHBDF. A mudança proposta pelo governo trará agilidade ao Base e melhorará significativamente o atendimento e a qualidade dos serviços oferecidos à população.

No mais é apenas um debate sem fundamento. Os fatos estão aí. Afinal de contas, várias reportagens a Globo, Record e outros veículos de comunicação já exibiram mostrando descasos no Hospital de Base nos últimos anos. Portanto, ruim está no modelo vivido até aqui. É necessário inovar, como na gestão do então secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, que apoiou e inaugurou o Hospital de Criança de Brasília, na gestão petista, e que hoje se revela num extraordinário projeto e modelo de gestão.

Agora ver sindicalista “defender” o Hospital de Base, é simplesmente ridículo. É preciso defender a população e não a manutenção de um modelo ineficaz oferecido até aqui que só prestigiou sindicatos. Basta ver as muitas reportagens negativas sobre o descaso do modelo atual da gestão do Base.

Talvez a criação do IHBDF  seja o maior acerto do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB). A população de Santa Maria ainda sente falta de quando o hospital da cidade era administrado por um Organização Social, Mais parecia um hotel do que hospital.

Naquele época, após denúncias, poderiam ter substituído a OS que administrava o Hospital de Santa Maria por outra, mas preferiram voltar ao modelo antigo e o resultado, desde então, é pífio e deprimente.

Organizações Sociais (OSs) com responsabilidade, transparência e fiscalização eficaz, fazem muito bem para o governo e principalmente para a população.

Fonte: Donny Silva