Municípios da RIDE assinam, na SUDECO, cooperação com a Agricultura

Encontro aconteceu no auditório da autarquia e reuniu representantes de sete cidades

Representantes de sete municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF) se reuniram no auditório da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), na tarde desta quarta-feira (24), para assinarem acordos de cooperação com a Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal. Os contratos autorizam a liberação de recursos para infraestrutura rural e para o desenvolvimento dos potenciais no agronegócio.

Os termos dos acordos abordam desde a capacitação e treinamento dos produtores rurais, para a inclusão na cadeia econômica, até a disponibilização de recursos mínimos para infraestrutura, necessários para a circulação de bens e serviços.

Segundo o superintendente federal de Agricultura no DF, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bernardo Sayao Neto, a assinatura dos termos de cooperação finaliza o trabalho de ida dos técnicos a cada um dos municípios.

Estiveram presentes os prefeitos José Aparecido Alves Diniz, de Abadiânia (GO); Osmarildo Alves de Sousa, de Águas Lindas de Goiás (GO); Allysson Silva Lima, de Alexânia (GO); Fábio Correa de Oliveira, da Cidade Ocidental (GO); Celio Fleury, de Corumbá de Goiás (GO); Sônia Chaves de Freitas Carvalho Nascimento, de Novo Gama (GO) e Pablo Correia Lopes, de Valparaíso de Goiás (GO).

“Representamos mais de um milhão de pessoas”, destacou Osmarildo Sousa, prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab), se referindo à importância dos contratos fechados.

“Esses profissionais avaliaram as condições de cada cidade para receber recursos em várias escalas, que vão da simples doação de móveis para as secretarias municipais de Agricultura, passando pela capacitação de produtores locais para terem acesso à normas sanitárias, até a concessão de serviço de assessoria para facilitar a comercialização dos produtos agrícolas no DF, maior mercado da região”, ressaltou o superintendente.

Somente a união entre os prefeitos, por meio de sua associação, poderia abrir uma janela para a busca e recursos em Brasília (DF). E é para este objetivo que Sayao Neto está abrindo as portas da instituição para os prefeitos da Ride.

A Sudeco, como anfitriã do encontro, também manifestou através de seus representantes, seu interesse em estar presente em todos os eventos que signifiquem a colocação intensiva de seus fundos de investimento (FCO e FDCO) em todo o Centro-Oeste, especialmente na Ride. Região, a propósito, que a autarquia tem visitado com constância através de seus colaboradores.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sudeco.

Informa Tudo DF

Queremos estar cada vez mais conectado com você! Curta nossa página e fique por dentro de tudo… Facebook Informa Tudo DF