Decreto Urgente! Temer autoriza Forças Armadas em manifestação

Em decreto, Temer autoriza o emprego das Forças Armadas em manifestação

Hugo Barreto

Uma edição extra do Diário Oficial acaba de ser publicada com o decreto do presidente Michel Temer autorizando o uso das Forças Armadas em manifestações, de hoje até 31 de maio. O ministro Raul Jungmann fica responsável por delimitar o acesso da área monitorada pelo Exército. O comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo da Costa Villas Bôas, confirmou a informação.

Durante palestra na Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, Villas Bôas disse que o Exército pode ser empregado nessas questões, mas nunca desrespeitando os limites constitucionais. O comandante afirmou ainda que as Forças Armadas devem respeitar as instituições e que elas são importantes para o País sair “desse imbróglio que nós estamos metidos”.

PUBLICIDADE

Reprodução
Reprodução

Entenda

Manifestantes ligados a movimentos sociais e centrais sindicais manifestam, nesta quarta-feira (24), na Esplanada dos Ministérios. O ato nacional, que espera reunir mais de cem mil pessoal, pede a saída de Michel Temer da presidência da República e por eleições diretas. As reformas propostas pelo governo federal também estão na pauta do ato.

O movimento Ocupa Brasilia já reúne, segundo a Secretária de Segurança Pública e da Paz Social, mais de 25 mil pessoas divididas em 500 ônibus. A Esplanada está bloqueada para trânsito de veículos desde a 0h desta quarta-feira. Equipes da Força Nacional fazem a segurança dos ministérios e grades de proteção foram instaladas na frente do Congresso.

Feridos

Um dos manifestantes, ao tentar atingir um policial militar com um rojão teve ferimento na mão devido à explosão. O manifestante foi socorrido por populares. O Corpo de Bombeiros fez até há pouco dois atendimentos, entre eles um policial.

Fonte: Estadão Conteúdo