Adasa: Reajuste na tarifa de água deve ser anunciado na próxima

    Tarifa de água sofrerá reajuste no Distrito Federal

    Shutterstock

    A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa) afirmou, nesta terça-feira (25), que o reajuste no valor da conta de água no Distrito Federal deve ser anunciado ainda na próxima semana e passará a vigorar a partir de 1º de junho. Cerca de 50 pessoas participaram da audiência pública nesta manhã para discutir a proposta, que será votada pela diretoria da Adasa.

    O índice de 2,56 % foi calculado por técnicos da Adasa a partir da análise da distribuição dos ganhos de produtividade da Caesb com o consumidor e das condições de mercado. De acordo com Cássio Cossenzo, superintendente de estudos econômicos e fiscalização financeira da Adasa, o aumento é uma medida necessária para o “equilíbrio econômico-financeiro” da distribuidora. Ainda segundo ele, o reajuste visa compensar perdas com inflação.

    A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), no entanto, pede que a correção seja de 5%. De acordo com a Companhia, o cálculo do valor incluiria custos com investimento em novos sistemas de atendimento ao público e em saneamento rural.