Sem água, unidade de saúde no centro de Brasília manda pacientes para casa.

    Sem água, unidade de saúde no centro de Brasília manda pacientes para casa

    Política de racionamento deveria poupar escolas e unidades de saúde. GDF diz que problema foi resolvido; funcionários reclamam que não é a primeira vez
    Por Gustavo Aguiar, G1 DF Foto: Reprodução/Divulgação – 31/03/2017 – 10:20:20

    Sem água por causa do racionamento de água do Distrito Federal, a Unidade Básica de Saúde nº 11, na 905 Norte do Plano Piloto, precisou dispensar todos os pacientes na tarde desta quinta-feira (30).
    A quadra foi uma das atingidas pelo corte no abastecimento de água, que atinge a maior parte das regiões do DF desde o início do ano. Mas, quando foi anunciado, o plano do governo do Distrito Federal poupava escolas, hospitais e centros de saúde como o da 905 Norte, além dos prédios da administração pública federal, como palácios e ministérios.
    Em nota, a Secretaria de Saúde informou que todos os centros de saúde da cidade possuem caixa d’água – na 905 Norte, o reservatório seria de 6 mil litros. “Não há como conter o uso dos banheiros pela população, nem limitar a frequência dos usuários”, disse a pasta.
    A Caesb, responsável pelo abastecimento no DF, informou que garante o abastecimento de água para hospitais públicos e centros de saúde. “Estes órgãos, quando tiverem necessidade, devem acionar a Central de Atendimento ao Cliente e solicitar o serviço”, disse em comunicado.
    O governo também diz que a falta d’água só foi constatada às 15h. Funcionários ouvidos pelo G1 afirmam, no entanto, que o problema foi percebido logo pela manhã, mas que o serviço foi suspenso neste horário por falta de condições de trabalhar sem água.
    Segundo os servidores, desde que o racionamento começou, essa não é a primeira vez que a unidade fica sem abastecimento. Eles não quiseram se identificaram por medo de retaliação.
    Sem água por dias
    A Asa Norte é abastecida pelo reservatório de Santa Maria, que passou a incluir a política de racionamento em fevereiro – um mês depois de a medida ser imposta ao reservatório do Descoberto. Os cortes de água atingem à população em um esquema de rodízio e os moradores podem ficar sem água por até 72 horas por semana.
    Conforme mostrou o G1, a entidade esotérica Cacique Cobra Coral afirma ter sido acionada pelo GDF para convocar chuva para a região. O grupo está instalado no Entorno para tentar adiar a chegada do período de seca. O governo ainda não confirmou a adoção da medida “mística”.