Professores da rede básica do DF decidem continuar greve

    Professores da rede básica do DF decidem continuar greve

    Paralisação começou no último dia 15. GDF não deu detalhes sobre número de escolas afetadas
    Por G1 Foto: Reprodução/Divulgação/ Deva Garcia/ Sinpro – 21/03/2017 – 17:31:02

    Professores Distrito Federal decidiram nesta terça-feira (21) continuar a greve que atinge alunos da rede básica do ensino desde o último dia 15. A categoria reivindica o pagamento da quarta parcela do reajuste salarial, que está atrasada, segundo o Sindicato dos Profressores do DF (Sinpro-DF), desde outubro do ano passado.
    O G1 entrou em contato com a Secretaria de Educação para obter dados sobre a greve, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.
    De acordo com o coordenador jurídico do Sinpro, Dimas Rocha, ‘nenhuma escola pública do DF está funcionando regularmente’ por conta da greve. Ainda segundo Dimas, o governo do DF ainda não apresentou proposta alguma para a categoria, mas ameaçou cortar o ponto dos profissionais que cruzarem os braços.
    “O GDF está devendo o pagamento para todos os 36 mil professores da rede. Além disso, temos os professores substitutos que trabalharam em fevereiro e não receberam o pagamento. Ou seja, protestamos por direito. A greve é absolutamente legal”, afirma.
    A reunião que decidiu a continuidade da paralisação ocorreu em frente ao Palácio do Buriti e contou com 1,5 mil professores, de acordo com a PM – a categoria afirma que 10 mil pessoas participaram do ato. Rocha, estima que 65% da categoria aderiu ao movimento grevista.
    Além do pagamento do reajuste, os professores protestaram contra a reforma da previdência proposta pelo governo federal. “A reforma retira o direito da aposentadoria especial dos professores, impossibilita qualquer trabalhador de se aposentar”, disse Rocha.

    Informa Tudo DF