Atenção Paranoá e Itapoã! Vai faltar Água, dia 1º de março, Interrupção no Fornecimento

    O revezamento funcionará com um dia sem abastecimento (a partir das 8 horas), dois dias para religar e estabilizar o sistema…

    1º de março (quarta-feira)

    Interrupção: Lago Sul (QLs 10 a 28, QIs 17 a 29 e QI 13, Conjuntos 1 a 3), Setor de Mansões Dom Bosco, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul, Paranoá, Itapoã, Lago Norte (apenas SMILIN, Trecho 13, Lotes de 1 a 13), Taquari, Condomínio RK, Império dos Nobres

    Caesb divulga cronograma de rodízio em regiões abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria

    Revezamento a partir de segunda (27) seguirá o mesmo método aplicado nas localidades que recebem água da Barragem do Descoberto

    AMANDA MARTIMON, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

    O primeiro ciclo de rodízio no fornecimento de água para as regiões abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria começa na segunda-feira (27). Entre os locais que terão o serviço interrompido nessa data estão Lago Norte, Varjão, Granja do Torto e parte dos Condomínios do Jardim Botânico. O cronograma completo (veja abaixo) foi divulgado na manhã desta quarta-feira (22) pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

    “Estamos nos adaptando à resolução. Já estamos na metade do período chuvoso, e os reservatórios não chegaram ao nível esperado”, avaliou o presidente da Caesb, Maurício Luduvice.
    “Estamos nos adaptando à resolução. Já estamos na metade do período chuvoso, e os reservatórios não chegaram ao nível esperado”, avaliou o presidente da Caesb, Maurício Luduvice. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

    O revezamento funcionará com um dia sem abastecimento (a partir das 8 horas), dois dias para religar e estabilizar o sistema e três de situação normalizada. Será o mesmo método aplicado nas regiões que recebem água da Barragem do Descoberto. Os hospitais públicos e a região da Esplanada dos Ministérios não entram no racionamento.

    A medida é resultado da limitação na captação de água no Descoberto e em Santa Maria, determinada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) na segunda-feira (20).

    O revezamento funcionará com um dia sem abastecimento (a partir das 8 horas), dois dias para religar e estabilizar o sistema e três de situação normalizada. Será o mesmo método aplicado nas regiões que recebem água da Barragem do Descoberto

    “Estamos nos adaptando à resolução. Já estamos na metade do período chuvoso, e os reservatórios não chegaram ao nível esperado”, avaliou o presidente da Caesb, Maurício Luduvice. Os reservatórios deveriam estar acima dos 60%, mas segundo medição das 8h30 dessa quarta-feira (22), o de Santa Maria estava com 45%, e o do Descoberto, com 37,6%.

    Desde 16 de janeiro, as regiões administrativas abastecidas pela Barragem do Descoberto estão no rodízio de fornecimento. Isso porque a situação desse reservatório estava mais crítica e abaixo dos 20% à época. As localidades que agora também entram no ciclo de interrupção do serviço já estavam com a pressão reduzida na distribuição de água.

    Medidas para combater impacto da seca no DF

    O rodízio é uma das ações adotadas pelo governo de Brasília para assegurar a segurança hídrica no DF. Há outras, como a cobrança da tarifa de contingência, a restrição no horário para captação por caminhões-pipa e a orientação para estabelecimentos como lava-jatos. Além disso, foi feito acordo com agricultores para restringir o uso de irrigadores e determinada a redução do consumo de água em 10% nos órgãos do governo de Brasília.

    O Executivo local trabalha ainda para agilizar obras na área. De maneira emergencial, há um projeto de curto prazo para captar água do Lago Paranoá. O plano já foi entregue ao Ministério da Integração Nacional e aguarda liberação de recursos. Outras intervenções são as obras na represa do Bananal e a construção de sistema de captação e distribuição na Barragem Corumbá 4.

    Primeiro ciclo do rodízio no fornecimento de água para regiões abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria

    O revezamento funcionará com um dia sem abastecimento (a partir das 8 horas), dois dias para religar e estabilizar o sistema e três de situação normalizada.

    27 de fevereiro (segunda-feira)

    Interrupção: Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Lotes de 1 a 13 do Trecho 13), Varjão, Granja do Torto, Saan, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda (RCG) e condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Jardins do Lago, Condomínio Lago Sul, Mansões Califórnia, Estância Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul e Ville de Montagne)

    28 de fevereiro (terça-feira)

    Interrupção: Asa Norte e Noroeste

    Religação e estabilização: Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Lotes de 1 a 13 do Trecho 13), Varjão, Granja do Torto, Saan, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda (RCG) e condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Jardins do Lago, Condomínio Lago Sul, Mansões Califórnia, Estância Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul e Ville de Montagne)

    1º de março (quarta-feira)

    Interrupção: Lago Sul (QLs 10 a 28, QIs 17 a 29 e QI 13, Conjuntos 1 a 3), Setor de Mansões Dom Bosco, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul, Paranoá, Itapoã, Lago Norte (apenas SMILIN, Trecho 13, Lotes de 1 a 13), Taquari, Condomínio RK, Império dos Nobres

    Religação e estabilização: Asa Norte, Noroeste, Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Lotes de 1 a 13 do Trecho 13), Varjão, Granja do Torto, Saan, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda (RCG) e condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Jardins do Lago, Condomínio Lago Sul, Mansões Califórnia, Estância Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul e Ville de Montagne)

    2 de março (quinta-feira)

    Interrupção: Asa Sul, Lago Sul (QLs 2 a 8, QIs 1 a 15, exceto QI 13, Conjuntos de 1 a 3) e Jardins Mangueiral

    Religação e estabilização: Asa Norte, Noroeste, Lago Sul (QLs 10 a 28, QIs 17 a 29 e QI 13, Conjuntos 1 a 3), Setor de Mansões Dom Bosco, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul, Paranoá, Itapoã, Lago Norte (SMILIN, Trecho 13, lotes de 1 a 13), Taquari, Condomínio RK, Império dos Nobres

    3 de março (sexta-feira)

    Interrupção: Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Setor de Garagens Oficiais, Praça Municipal, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte e condomínios do Jardim Botânico (Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Garden, Belvedere Green, Chácaras Itaipú (exceto 80 a 84), Quintas Itaipu, Jardim da Serra e Solar da Serra)

    Religação e estabilização: Asa Sul, Lago Sul, Jardins Mangueiral, Setor de Mansões Dom Bosco, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul, Paranoá, Itapoã, Lago Norte (SMILIN, Trecho 13, Lotes de 1 a 13), Taquari, Condomínio RK, Império dos Nobres

    4 de março (sábado)

    Interrupção: Estrutural, Cruzeiro Velho, Park Sul, SOF Sul, Setor Militar Urbano, SIA, Scia, STRC, SIN, SGCV, SMAS, SPO e Condomínios do Jardim Botânico (Verde, Chácaras Itaipu (de 80 a 84) e Ouro Vermelho I e II)

    Religação e estabilização: Asa Sul, Lago Sul (QLs 2 a 8, QIs 1 a 15, exceto QI 13, Conjuntos de 1 a 3), Jardins Mangueiral, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Setor de Garagens Oficiais, Praça Municipal, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte e condomínios do Jardim Botânico (Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Garden, Belvedere Green, Chácaras Itaipu (exceto 80 a 84), Quintas Itaipu, Jardim da Serra e Solar da Serra)

    5 de março (domingo)

    Interrupção: Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Lotes de 1 a 13 do Trecho 13), Varjão, Granja do Torto, Saan, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda-RCG e condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Jardins do Lago, Condomínio Lago Sul, Mansões Califórnia, Estância Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul e Ville de Montagne)

    Religação e estabilização:  Estrutural, Cruzeiro Velho, Park Sul, SOF Sul, Setor Militar Urbano, SIA, Scia, STRC, SIN, SGCV, SMAS, SPO e condomínios do Jardim Botânico (Verde, Chácaras Itaipu (de 80 a 84) e Ouro Vermelho I e II), Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Setor de Garagens Oficiais, Praça Municipal, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte e Condomínios do Jardim Botânico (Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Garden Belvedere Green, Chácaras Itaipu (exceto 80 a 84), Quintas Itaipu, Jardim da Serra e Solar da Serra)  EDIÇÃO: RAQUEL FLORES. Fonte: Agencia Brasilia.

    Informa Tudo DF