Governo de Brasília lança Portal do Voluntariado

    PORTAL DO VOLUNTARIADO

    A ideia da plataforma interativa é conectar perfis de interesses com oportunidades de serviços voluntários

    ASCOM CASA CIVIL –

    Basta um clique para arrancar um sorriso espontâneo, a gratidão ou simplesmente o despertar da solidariedade. O sentimento salta do peito daquele que recebe ou mesmo de quem se doa por uma boa causa. O Portal do Voluntariado, lançado pelo governo de Brasília na manhã desta terça-feira (21), chega para unir projetos que podem ajudar milhares de pessoas a pessoas que querem ajudar o próximo. O evento que reuniu mais de 700 pessoas no Estádio Nacional Mané Garrincha emocionou convidados.  …

    Participaram da cerimônia o governador Rodrigo Rollemberg, a primeira-dama e idealizadora do projeto, Márcia Rollemberg, o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio, a secretária de Esporte, Leila Barros, o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski, e a atriz e apresentadora de TV, Maria Paula.

    Em um ambiente virtual, que pode ser acessado de qualquer computador ou mesmo do celular, a plataforma interativa funciona como uma rede social que conecta perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários. A ferramenta disponibiliza tanto projetos do governo de Brasília quanto das Organizações da Sociedade Civil. Até o momento, são mais de 10 projetos inscritos e quase duas mil oportunidades de trabalho voluntário. Só com essas ações, mais de seis mil pessoas serão beneficiadas. O voluntariômetro revela a vontade do brasiliense em estender a mão a quem precisa e ultrapassa a marca das 14 mil horas de trabalho voluntário com cerca de 400 pessoas cadastradas.

    O ambiente abriga projetos para atuação em hospitais, escolas, no trânsito, na comunidade em geral. Proporciona oportunidades de boas ações como a revitalização de escolas, formação de jovens, mutirão de limpeza urbana, educação ambiental, reforma de fachadas e paisagismo comunitário, ações de educação no trânsito, aulas preparatórias para o Enem, contos de histórias em hospitais para crianças e adolescentes, bibliotecas itinerantes, oferta de serviços de barbearia, fornecimento de produtos para queimaduras e oficinas de artesanatos.

    Para quem quiser ser um voluntário durante as Olimpíadas, uma boa notícia! As inscrições já estão abertas. No total, são quase 300 oportunidades. Os embaixadores do Turismo farão a recepção de turistas e a pesquisa do perfil dos visitantes. São 44 oportunidades para quem tem fluência em inglês e espanhol. São mais 248 oportunidades para quem quiser se dedicar a orientar o público no acesso aos meios de transporte, aos locais de competição e para o descarte adequado dos resíduos para a coleta seletiva de recicláveis e orgânicos.

    Se interessou? Quer ser um voluntário? Uma boa ação está a apenas um clique, um minuto. Basta acessar www.portaldovoluntariado.df.gov.br, informar seus dados pessoais, suas experiências e sua área de interesse. Os projetos que combinarem com o seu perfil, chegarão ao seu e-mail. Você terá 48 horas para aceitar ser um voluntário, confirmando seu interesse no Portal. O usuário também pode navegar pelo site, conhecer os projetos e fazer buscas seja por região administrativa, eixos de atuação ou até mesmo públicos de interesse. Venha ser um voluntário e transforme Brasília na capital da solidariedade e cidadania!

    Informa Tudo DF