Câmara Legislativa discutirá o retorno das vans

    22

    O Transporte Complementar de Passageiros existiu no DF até meados de 2007, quando o GDF decidiu retirar as vans das ruas e implantar linhas feitas por microônibus
    A Câmara Legislativa realiza nesta quinta (18), às 19h, no auditório da Casa, audiência pública para tratar do Transporte Complementar de Passageiros. A iniciativa é do deputado Rodrigo Delmasso (PTN). No evento será discutido o projeto de lei, apresentado ano passado e ainda em tramitação, que prevê o retorno das vans ao sistema de transporte público do DF. “Queremos ouvir a sociedade e tomar decisões em torno deste tema”, diz Delmasso.

    O Transporte Complementar de Passageiros existiu no DF até meados de 2007, quando o GDF decidiu retirar as vans das ruas e implantar linhas feitas por microônibus. A estratégia, segundo representantes da categoria, não tem sido eficiente. “O atual número de ônibus que atende o Distrito Federal é insuficiente para o tamanho da população e a melhoria do sistema traria mais conforto para os passageiros”, explica Antônio Roberto, diretor da Associação do Sistema de Transporte Complementar do DF e Entorno (ASTRAP).

    Foram convidados para a audiência o secretário de Mobilidade, Carlos Tomé; o diretor-geral do DFTrans, Clóvis Barbará; e, o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas.

    Vans

    O sistema de Transporte Complementar de Passageiros é composto por veículos menores (vans ou microônibus), que rodam dentro das cidades e alimentam as principais linhas que ligam as regiões. Desta forma é feita a integração com linhas troncais ou Metrô, que atende com apenas uma passagem os passageiros que precisam pegar mais de um ônibus para chegar a determinado local.

    Fonte: CLDF