Terceira parcela do IPVA vence a partir de quinta-feira

    22

    Mais de 390 mil proprietários de veículos não pagaram qualquer cota do imposto. Segunda via dos boletos está disponível na internet e também nos postos do Na Hora e do BRB Conveniência

    Motoristas que desejam trafegar com a documentação do carro em dia e que não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única devem ficar atentos ao vencimento da terceira parcela do tributo. O cronograma de pagamento começa nesta quinta-feira (14) e se estende até 20 de maio, conforme o final da placa do veículo.
    A expectativa da Secretaria de Fazenda é que os 219.111 contribuintes que quitaram a primeira e a segunda parcelas efetuem também o pagamento da terceira cota do tributo. Até agora, 471 mil veículos tiveram o imposto quitado, o que gerou arrecadação de aproximadamente R$ 410 milhões.

    Por outro lado, 393 mil proprietários não tiveram qualquer parcela do IPVA paga, o que representa cerca de R$ 224 milhões a menos nos cofres públicos, sem contar juros e multa.

    Pagar o IPVA em dia, além de evitar o risco de apreensão do automóvel e de ser inscrito na dívida ativa, possibilita investimentos em ações e serviços públicos de saúde e em manutenção e desenvolvimento do ensino e do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

    Os contribuintes inadimplentes ficam impedidos de assumir cargo público, firmar contratos com o governo e utilizar créditos do programa Nota Legal. Quem quiser tirar a segunda via dos boletos pode recorrer ao site da Secretaria de Fazenda ou ir a uma das agências da Receita do DF, a postos do BRB Conveniência e a unidades do Na Hora.

     

    IPVA tabela maio2015 AgenciaBrasilia

    Da Agência Brasília