Câmara faz reforma no plenário para facilitar acesso de cadeirantes

    22
    0
    COMPARTILHAR

     

    A Câmara dos Deputados iniciou na última sexta-feira (18) uma reforma para melhorar a acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção no Plenário da Casa. As obras estão previstas para terminar no início de outubro. Até lá, as sessões da Câmara serão realizadas no Auditório Nereu Ramos, no anexo II da Casa.

     

    Entre as medidas que a reforma vai implantar está o rebaixamento de 33 centímetros na mesa onde fica o presidente da Casa. Também está no planejamento a instalação de  rampas dos dois lados da tribuna, para facilitar o acesso tanto à mesa do presidente quanto à tribuna onde os deputados discursam. (Veja abaixo vídeo que mostra operários trabalhando na reforma nesta terça-feira.)
    A Câmara informou que três deputados usam cadeira de rodas: Walter Tosta (PSD-MG), Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Rosinha Adefal (PTB-AL). Para ter acesso à tribuna e fazer pronunciamentos, eles utilizam um elevador adaptado. Com as modificações, o acesso poderá ser feito diretamente, sem a necessidade do elevador.
    O projeto para reforma, elaborado em 2006 por Fabiano Sobreira, arquiteto da Casa, chegou a ser aprovado por Oscar Niemeyer (1907-2012), responsável pelo desenho original do Congresso.

    Do G1, em Brasília

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here