DF ganha seu primeiro carro elétrico: o Brasília Ecomóvel

     

    Quatro veículos desse modelo serão utilizadas pela CEB para manutenção da rede  

    DF ganha seu primeiro carro elétrico: o Brasília Ecomóvel

    Foto: Dênio Simões / GDF
     O DF recebeu nesta segunda-feira (9), no Parque da Cidade, seu primeiro carro elétrico da história, o Brasília Ecomóvel. A novidade tem o objetivo de motivar a implantação da mobilidade elétrica inteligente no Distrito Federal. 
    “O carro elétrico tem tudo a ver com a proposta de desenvolvimento de Brasília, com sustentabilidade e mantendo a qualidade de vida”, disse o governador Agnelo Queiroz, que fez questão de dar uma volta com o veículo. 
    Ainda em fase de testes, a CEB utilizará quatro carros elétricos em sua frota para serviços de manutenção da rede e terá dois eletropostos disponíveis em Brasília para o abastecimento, sendo um dentro da sede da empresa, no SIA, e outro no Parque da Cidade. 
    “Esse é o primeiro passo para transformar toda a frota em elétrica. Vamos dar exemplo para o Brasil”, disse o diretor geral da CEB, Rubem Fonseca.
     Os eletropostos são sonorizados e conectados ao sistema de mobilidade inteligente mobi.me. Cada usuário tem um cartão de autenticação no sistema que permite carregar em qualquer eletroposto e dar feedback ao sistema sobre a performance do carro e do carregamento da bateria.
     Com isso, a CEB poderá ter acesso customizado a dados em tempo real sobre a performance do veículo, o impacto do abastecimento na rede elétrica, o tamanho da redução dos níveis de emissão, padrões de mobilidade, distância percorrida, entre outros…..
     
    da Agência Brasília