Chapa suja: a aliança política mais polêmica do Brasil

    Grupo formado para disputar o governo do DF vai levantar discussões no País todo

    A aliança política mais polêmica do Brasil (Foto: GQ)

    Tem governador preso durante o mandato, senador cassado ou que deixou o cargo para fugir da cassação, apoiadores condenados mais de uma vez por corrupção… O grupo político formado para disputar o governo do Distrito Federal (DF) vai levantar discussões que ultrapassarão as fronteiras da menor unidade federativa do país.

    São figuras conhecidas da política nacional, que contam com a fraca memória do eleitor – e com brechas na Lei da Ficha Limpa (especialmente a que permite que condenados em primeira instância se candidatem) – para entrar novamente na corrida pelo poder.

    Lembra deles?

    Luiz Estevão de Oliveira (PRTB)
    Apoiador
    Ele foi o primeiro senador cassado no Brasil, em 2000, e já respondeu a 41 processos judiciais. Foi condenado em dois deles – 36 anos de prisão no caso do superfaturamento das obras do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo e quatro anos por sonegação – e tem outros três em andamento. Ele recorreu e responde em liberdade. Tem em Joaquim Roriz seu mentor. E acha isso bom.

    Jaqueline Roriz (PMN)
    Apoiadora
    A deputada federal Jaqueline Roriz (filha de Joaquim) foi condenada em dezembro no processo do chamado Mensalão do DEM, que apura a compra de apoio parlamentar no DF. A Justiça entendeu que ela recebeu propina para apoiar… José Roberto Arruda. As opções de conchavos no DF são conhecidas – o que não impede que voltem a ocorrer.

    Liliane Roriz (PRTB)
    Candidata a vice-governadora
    É uma das três filhas de Joaquim Roriz, líder de uma das famílias mais tradicionais do DF – a outra é justamente a família Arruda. Liliane foi a escolhida para formar a chapa nestas eleições. Deputada distrital, ela já avisou que “em política não existe vontade própria”. Alguém sente o cheiro do cacique Roriz aí?

     

    José Roberto Arruda (PR)
    Candidato ao governo do DF
    Ele voltou. Quatro anos após ter sido preso por receber suborno enquanto era governador do DF, Arruda será novamente candidato ao cargo. Ele fez o anúncio um mês depois de outra condenação, por gasto irregular de R$ 9 milhões, em 2008. Parece nutrir fé cega na amnésia popular.

    Gim Argello (PTB)
    Candidato a reeleição no Senado
    Argello assumiu o cargo de senador de Roriz, quando ele o deixou para não ser cassado, em 2007, e não levantou mais da cadeira. Já foi condenado  por criar cargos comissionados “artificiais”, que serviam para aumentar os salários de servidores efetivos. É uma representação de peso da chapa Arruda-Roriz no Senado.

    Joaquim Roriz (PRTB)
    Apoiador
    O maior cacique político do DF é o padrinho dos integrantes da aliança. Roriz foi governador do DF em quatro mandatos e só largou o osso quando foi impedido de candidatar-se, com base na Lei da Ficha Limpa. Como está inelegível até 2015 (porque renunciou ao Senado para evitar a cassação), Roriz se voltou para as carreiras dos aliados. Eles todos se conhecem – e sabem como se manter no poder.

    FONTE: GQ.BLOBO.COM 
    http://gq.globo.com/Prazeres/Poder/noticia/2014/05/chapa-suja-alianca-politica-mais-polemica-do-brasil.html