Aniversário: Sobradinho faz 54 anos

    Encravada numa região de serra, cidade é alvo de declarações de amor pelos seus moradores

    Única cidade do Distrito Federal encravada numa serra, composta por chácaras, fazendas e com opções para quem gosta de ecoturismo. É com todas essas qualidades que a cidade de Sobradinho, a 22 quilômetros ao norte do Plano Piloto, completa hoje seus 54 anos.
    O  nome surgiu graças a uma casa de um João de Barro, construída sob o braço de um cruzeiro. A engenhosidade animal se destacou porém graças a um segundo andar construído pelo pássaro. O fato incomum se tornou ponto de referência para viajantes que começaram a chamar a região de Sobradinho do Cruzeiro.
    Com uma paisagem diferenciada pela localização serrana, Sobradinho conta hoje com uma população estimada de 85.491 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além da população fixa, a região recebe pessoas de diversas procedências, todos os dias.
    Entre todos os moradores ouvidos pela reportagem do JBr, nenhum conhece tão bem a região como Alair Gilson Pereira de Moraes. De seus 74 anos de idade, o aposentando vive há 35 na cidade, período no qual observou sua evolução de perto.
    “Tem melhorado aos poucos. Acreditamos que estamo meio afastados dos olhos das autoridades. Somos meio esquecidos. Mesmo assim, tem melhorado, é uma cidade muito boa” aprovou Alair.
    Para chegar à região central,   Alair enfrenta um dos problemas crônicos de toda cidade em crescimento, também presente ali: o trânsito e a falta de alternativas de estacionamentos.
    “Hoje em dia está muito difícil andar de carro aqui, não tem onde estacionar. Tem que dobrar e guardar no bolso, se não, não dá pra parar”, disse, com bom humor.
    Pontos positivos e negativos
    Inês Alves, doméstica de 30 anos,   não mora em Sobradinho, mas vai a cidade a trabalho. Ela afirma gostar muito da região administrativa. “Uma cidade muito tranquila, bem pacata, com seus pontos positivos e negativos, mas toda a cidade tem”, ressalvou.
    A doméstica compartilha de um ponto negativo em comum com a assistente de negócios  Cristiane Monteiro, de 39 anos, nascida e criada em Sobradinho. Ambas destacaram a falta de opções de lazer à população de baixa renda.
    “Não há muitas opções de lazer no fim de semana, e as que existem são os olhos da cara”, explicou Cristiane. Apesar de estar um pouco  afastada da região, a enfermeira, de 46 anos, Loyde Eunice Carvalho, viveu mais de 20 anos na cidade, onde criou a filha, Loyanna Carvalho, de 21 anos. O pai de Loyde participou da construção de Brasília.
    Opções
    Em contraste às críticas de alguns moradores, a Administração Regional de Sobradinho aponta eventos gratuitos, como o Parque dos Jequitibas, na Quadra 10, onde é sempre possível fazer caminhadas, andar de skate e pedalar. Outra é o “Samba na Praça”, realizado quinzenalmente aos domingos, na praça Teodoro Freire.
    Confira a programação:

    Data
    Evento
    Horário
    Local
    13/05

    Hasteamento da Bandeira
    8h
    Administração Regional de Sobradinho
     
     
    13/05
    Sessão Solene da Câmara Legislativa
     
    10h
    Teatro de Sobradinho
    14 a 17/05
    3° Feira do Livro
     

    8h às 22h
    Sobradinho Shopping
     
    17/05
    Desfile Cívico Militar
     
    8h
    RUA 01 (entre as Quadras 07/08)
     
    17 e 18/05
    13° aniversário da Canção Nova
     
    8h às 22h
    Ginásio de Esportes
    18/05
     
    1° Corrida da Serra
    8h
    Largada no Parque Jequitibás
    18/05
    Samba na Praça especial
     
    16h
    Praça Teodoro Freire
    20/05
    Mostra Coletiva de Artes Plásticas
     
    20h
    Galeria de Artes Vincent Van Gogh
    24/05
     
    Carnaval de Rua
    14h às 22h
    Praça Teodoro Freire
    25/05
    4º Encontro de Carros Antigos
     
    13h
    Estacionamento do Estádio Augustinho Lima
     
    01/06
    GP de Ciclismo
    8h às 14h
    Largada quadra 08/06
     
    06 a 08/06
     
    30ª Exposição Agropecuária de Sobradinho + Feicotur + Final do Circuito de Quadrilhas do DF
     
    10h Às 02h
    Estacionamento do Estádio Augustinho Lima
     
    Fonte: Da redação do Jornal de Brasília