Em ano eleitoral,deputados distritais correm risco de serem cassados e ficarem fora da disputa

     

    Benedito Domingos, Rôney Nemer e Aylton Gomes podem ser os próximos cassados
    Benedito Domingos, Rôney Nemer e Aylton Gomes podem ser os próximos cassados (Foto: Reprodução)

    O ano de 2014 vai se desenhando para uma Câmara Legislativa voltada para os aspectos disciplinares. Em ano de eleição, vários parlamentares estão sendo julgados e o cenário político do Distrito Federal pode sofrer grandes mudanças até o dia 5 de outubro.
    Atualmente, a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa analisa um processo de cassação contra Benedito Domingos (PP). O distrital conseguiu, mais uma vez, ganhar tempo e agora terá um defensor dativo para fazer sua defesa.
    Além disso, a Corregedoria também deve receber nos próximos dias uma representação contra Aylton Gomes (PR). O deputado foi condenado esta semana, em 2ª instância, pela 3ª turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) por improbidade administrativa, acusado de envolvimento no suposto escândalo de corrupção conhecido como mensalão do DEM, que foi investigado em 2009 pela Operação Caixa de Pandora, feita pela Polícia Federal e pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).
    Já trabalhando na campanha de reeleição, a situação de Aylton agora se complica. Na condenação,  o parlamentar teve os direitos políticos cassados por 10 anos e ainda terá de devolver mais de R$ 1,9 milhão aos cofres públicos em multa, danos morais coletivos e por enriquecimento ilícito. A defesa já informou que vai recorrer ao STJ para tentar reverter ou suspender a decisão antes do registro das candidaturas, em 5 de julho.
    Outro que corre risco de ficar fora das eleições é o deputado Rôney Nemer (PMDB). A ONG ‘Adote um Distrital’ deu entrada em pedidos contra Nemer, mas a Mesa Diretora decidiu, em meados de agosto de 2013, só encaminhar os casos adiante se houvesse condenações de segunda instância, seja de processos cíveis ou criminais. Assim como o colega Ayton Gomes, Ronêy Nemer tinha sido condenado pela 2ª Vara da Fazenda Pública por envolvimento na Caixa de Pandora.
    Até o momento, já receberam condenação de segundo grau, referente ao mensalão do DEM, os ex-distritais Eurides Brito, Júnior Brunelli e Rogério Ulysses. Caso Rôney Nemer também receba essa condenação, esse será o terceiro caso aberto pela Corregedoria somente nesta legislatura.
     
    Por Thiago Romeiro