Centro de Gestão aumentará eficiência dos serviços públicos

     

    Sistema começará a funcionar em Brasília até o início da Copa do Mundo; depois será estendido às demais cidades

    Banner_78
      Ailane Silva, da Agência Brasília 
    Um novo sistema com tecnologia de última geração foi lançado nesta terça-feira (8) pelo GDF, com a criação do Centro de Gestão Integrada (CGI). A ferramenta permitirá o monitoramento em tempo real de informações estratégicas sobre Brasília, inicialmente com ênfase na segurança pública para a Copa do Mundo de 2014. 
    “Estamos buscando o que há de melhor e mais tecnológico no mundo. O Centro de Gestão Integrado é um esforço para tornarmos a administração pública extremamente eficiente para o nosso povo”, destacou o governador Agnelo Queiroz. 
    Apresentado hoje (8) aos dirigentes de todas as pastas do governo, em reunião no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o CGI integrará dados de todas as áreas e funcionará vinculado a um sistema com aproximadamente 7 mil sensores instalados no DF, sendo três mil câmeras. O objetivo é aumentar a segurança, o controle, a tomada de decisão e o aprimoramento dos serviços públicos…..
    O CGI, que funcionará no Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciade), receberá investimento de R$ 700 milhões ao longo de 15 anos e será administrado pelos servidores do GDF. As atividades de gestão da implantação serão coordenadas pelo Comitê Gestor do CGI, formado pela Casa Civil da Governadoria e as secretarias de Segurança Pública, de Governo, de Planejamento e de Comunicação Social. 
    A infraestrutura e atualização tecnológica serão responsabilidade do Consórcio Iten, vencedor da licitação, que possui fornecedores e fabricantes no Brasil, Israel e Estados Unidos. 
    O sistema, que também está interligado a três mil tablets distribuídos entre os servidores públicos, funcionará com base em variadas análises. Uma delas é a comportamental, feita a partir das imagens das câmeras transmitidas à central de monitoramento.
     
    “As câmeras possuem tecnologia self learning para que elas ‘aprendam’ sobre o cotidiano de cada local e saibam quando está ocorrendo uma situação adversa, como um incêndio. Ao perceber anormalidade, por exemplo, ela dispara um alerta automaticamente para acionar os órgãos”, explicou o coordenador do Consórcio Iten, Rodnei Kojima. 
    Segundo Kojima, outras situações que podem ser controladas pelo novo sistema são possíveis manifestações ou desvio de veículo para outras vias, em caso de acidentes. “Isso é indispensável para uma tomada de decisão rápida dos órgãos do governo, que funcionarão com maior eficiência”, complementou. 
    Outra novidade será a verificação das redes sociais, em que o GDF ficará ciente das necessidades da população, como instalação de postos de saúde, delegacias e escolas. 
    Além disso, o CGI permitirá a realização de atendimentos e despachos emergenciais rapidamente, já que informações repassadas ao Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar e outros órgãos serão georreferenciadas. Para isso, todas as viaturas receberão dispositivos móveis. 
    Para garantir melhor gestão pública, a inovação também proporcionará a localização de toda a rede de serviços públicos, ou seja, de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e quartéis, entre outras estruturas públicas. Os projetos, metas e situação de cada um deles também serão descritos para acompanhamento pelos seus administradores. 
    Para o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, a implantação do CGI será de suma importância para o DF. “O fato de se ter em um único ambiente as informações das áreas do governo responsáveis por políticas públicas que mais afetam a população dá mais condições para tomadas de decisões mais precisas”, explicou. 
    TREINAMENTO PARA A COPA – Os servidores do GDF participarão de oficinas temáticas para utilização do CGI. Os encontros ocorrerão no auditório Buriti, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, das 9h às 12h, e das 14h às 18h. 
    Nesta quarta-feira (9), o assunto será “Plataforma de comunicação, atendimento e despacho e viatura embarcada”. Na quinta-feira, os participantes serão orientados sobre “Sistema de análise comportamental (imagens) e gerenciamento de situações”. Já na sexta-feira, o tema será “Análise de redes sociais”. 
    Além disso, de 14 a 18 de maio, haverá a “Preparação para a FIFA World Cup 2014”, e, no dia 15 de julho, oficina “Gestão de governo”.