Prazo para Benedito apresentar defesa por escrito na Câmara termina hoje

    O deputado responde a processo por quebra de decoro. A partir do procedimento, o relator do caso poderá fazer diligências e ouvir testemunhas em um mês          
       

    Benedito é acusado de ter favorecido empresas da família em contratos de decoração natalina nas cidades do DF (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

    Benedito é acusado de ter favorecido empresas da família em contratos de decoração natalina nas cidades do DF

    Com o fim do feriado prolongado de carnaval, o tempo começa a pressionar o deputado Benedito Domingos (PP). Encerra-se nesta quinta-feira (6/3) mais uma etapa do processo de cassação dele na Câmara Legislativa. O distrital tem até as 18h para apresentar defesa prévia, por escrito. É o primeiro passo efetivo desde que o procedimento foi aberto pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar, em novembro do ano passado. A partir de agora, Patrício (PT), que é o relator do caso, terá um mês para fazer diligências e ouvir testemunhas (confira quadro).


    A estratégia da defesa de Benedito, até agora, foi tentar protelar o andamento do processo. No ano passado, por exemplo, foram duas semanas até que o distrital fosse localizado para ser notificado e que começassem a contar os prazos legais.

    No fim de janeiro deste ano, o investigado foi à Justiça. Um mandado de segurança interposto pelo advogado Reginaldo de Oliveira Silva no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) tinha como objetivo suspender o procedimento disciplinar. A peça apontou supostas irregularidades nas decisões legislativas e solicitou que o caso só fosse reaberto após o trânsito em julgado em última instância do processo judicial, no qual Benedito foi condenado por formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude a licitações. O pedido do distrital na Justiça ainda não foi analisado.